27/08/2009

Casa da Cultura abre ‘Empório da Arte’ na Rua Governador Valadares

A secretaria municipal de Cultura criou e já está funcionando na Rua Governador Valadares, 525 (a casa onde morou o antológico Jefé Consolatión), bem próximo à Casa da Cultura, o ‘Empório da Arte’. O objetivo é oferecer amplas e arejadas instalações para pratica de diversas oficinas de arte e artesanato. A informação é da assessoria de imprensa do governo 23.

A Fundação Casa da Cultura está com sua sede administrativa em atividade no antigo casarão da Praça Monsenhor Thiago (Matriz) que no passado foi sede da Prefeitura de Patrocínio, sendo um dos cartões postais da cidade. Muito em breve o casarão estará abrigando o Museu Professor Hugo Machado da Silveira e será aberto à população.

De acordo com a curadora da Secretaria Municipal de Cultura Priscila Magalhães Queiroz, novos cursos estão sendo implantados no “Empório da Arte” como o de caixas decorativas de MDF e o de aprendizagem de tear. Este último servirá principalmente para resgatar um dos mais tradicionais ofícios: confeccionar colchas e tapetes artesanalmente.

O texto informa que a Casa da Cultura possui seis teares, sendo que serão utilizados dois na sede da Rua Gov. Valadares, dois no CRAS do bairro São Judas (que será inaugurado) e dois no Conselho de Desenvolvimento Comunitário de São João da Serra Negra. No Empório também funcionará um espaço para que as pessoas possam adquirir os trabalhos dos alunos e utilizá-los como objetos de decoração ou até mesmo para presentear.