10/07/2019

Jogador startup, marca de Neymar desmorona

Z|E|N

Maureen Flores, doutora em políticas públicas pela FGV e pesquisadora de economia e inovação no esporte explicou o fenômeno Neymar ao jornal O Globo.

“Neymar Jr é uma startup, um unicórnio comercial que obteve o maior êxito financeiro da história do futebol. Um ‘jogador-talento’, midiático, é um potencial raro de ser encontrado. Apesar disso, como produto de uma marca, foi para a gaveta. Se transformou num investimento de risco que interrompeu a curva positiva de rentabilidade.” – diz o texto.

Assim como Cristiano Ronaldo e Messi, por exemplo, Neymar é muito mais do que um simples jogador. É pessoa pública, que constrói sua marca a partir da sua imagem. Poucos atletas conseguem dar esse salto.

No caso de Cristiano Ronaldo, a marca CR7 vingou e é bem-sucedida; já com relação a Neymar, os alicerces para construção da marca desmoronam.

Para a doutora em políticas públicas, toda marca é construída sobre imagem e atributo.

“No caso de esportistas, os resultados de uma performance diferenciada criam a pessoa pública, que produz a persona cuja imagem/marca comunica preferências, hábitos sociais, vida em família, viés político, ambiental e muito mais. Na sociedade do politicamente correto, a construção da persona/marca custa muito caro, mas deslizes custam muito mais. Imagens arranhadas desconstroem marcas e não retornam o capital investido. Essa é a verdadeira regra do jogo.” – completou.