08/07/2019

MARTA PERES ESCREVE: Valores Morais

Valores morais são as regras que usamos para definir o que é certo ou errado.

Todas as pessoas têm seus próprios valores morais que usam para decidir como devem viver. Os valores morais da Bíblia são perfeitos e devem ser seguidos por todo cristão.

São valores todas as questões que levam  o homem a defender e crescer em sua dignidade como pessoa, porque inevitavelmente o valor moral conduzirá o homem para o bem moral, que como sabemos, é aquilo que o aperfeiçoa, completa e melhora.

Os valores morais sempre vão aperfeiçoar o homem com boas ações, com uma vida honesta, dizendo a verdade e atuar sempre pensando no próximo, sendo assim, jamais poderão contradizer o caminho para a perfeição.

Contudo, é fruto da escolha de cada um e a decisão é absoluta e livre para cada pessoa. Cada um de nós vai decidir se opta por eles ou não. Cabe a cada um de nós fazer suas escolhas e estas serão boas ou não de acordo com a consciência de cada um.

Se a pessoa escolhe bem logicamente o efeito será de se humanizar mais então terá uma qualidade extra como pessoa. Opta seguir os valores amorais, a vida poderá lhe sorrir, no entanto o ajuste de contas chegará mais dia menos dia.

Os valores morais definem o que uma pessoa ou sociedade valoriza.

Esses valores são formados a partir da educação que as pessoas recebem, de suas experiências de vida e de suas crenças. As pessoas usam seus valores morais para tomar decisões e orientar suas ações.

Os valores morais são muito importantes, porque podem definir o rumo da vida e até de uma sociedade inteira! Valores morais baseados em princípios errados podem causar muito sofrimento e desgraça.

Falando em Valores Morais falamos em respeito.

Atualmente a falta de respeito cresce em nosso meio social e político, coisa que não deveria se perder. Quantos políticos que estão por ai são corruptos! E não vamos dizer que não tiveram exemplo em família, com certeza tiveram, contudo a índole da pessoa fala mais alto.

Porém, são as escolhas que fazem e quem escolhe caminhar pelo caminho mais difícil terá futuramente encargos pesados, contas mais vultosa para pagar. Sabemos que, para cada cabeça uma sentença. Vai pagar para ver a sua ou vai procurar adquirir valores morais dignos de um cristão?

Marta Peres