• IWEBIX Content Slider

    • Fique atento! Black friday MODA FINA! São 3 lojas na super promoção!!!
      20/10/2017 - 11:00:28


       

      Black Friday Moda Fina.

       

      São 3 lojas na super promoção. Todos os produtos com um mega desconto!!

      Bolsas, Óculos de Sol e de Grau, Camisetas, Bonés, Blusas, Lentes, Relógios e muito mais!

       

      A vista ou em 3 vezes no cartão sem juros.

       

      Rua-Coronel João Cândito Aguiar-25O – Centro
      Telefone – 3831-3449

       

       

       


    • Homenagem: Câmara realiza Edição 2017 do Mérito Empresarial
      20/10/2017 - 8:12:33


       

      A Câmara Municipal de Patrocínio realizou na noite de quarta-feira, 18 de outubro, a Sessão Solene de entrega do Mérito Empresarial de 2017. Foram homenageados 15 empresários de Patrocínio, sendo que cada vereador indicou um nome.

       

      Mais do que homenagear empresários, o troféu é uma forma de reconhecer pessoas que fazem a diferença por onde passam. São empreendedoras e que, com trabalho e dedicação, não mudam apenas as suas vidas, mas contribuem com a transformação de muitas outras pessoas. E o Poder Legislativo reconhece o trabalho dos empresários que contribuem para o progresso do município.

       

      Foram homenageados:

       

      Arcangelo Lazzarin (Usibras Usinagem e Equipamentos Industriais) indicado pelo Vereador Paulo Roberto dos Santos;

      Celio Machado de Castro (Sicoob Coopacredi) indicado pelo Vereador Joel da Silva Carvalho;

      Edilson Arantes Rezende (Fertilizantes NPK) indicado pela Vereadora Adriana Fátima de Paula Magalhães;

      Henrique Jaber de Brito (Jaber Esfiharia e Restaurante) indicado pelo Vereador José de Arimatéia Neves;

      Jeovane Pereira de Ávila (Disk Cerveja do Jeovane) indicado pelo Vereador Florisvaldo José de Souza;

      João Batista de Arruda (Sacolão Fortaleza) indicado pelo Vereador Alaércio Rodrigues Luzia;

      José Antônio Pereira (Açougue e Mercearia Central) indicado pelo Vereador José Roberto dos Santos;

      José Ferreira Dias (Tendas São Bento) indicado pela Vereadora Marcilene Jacinto Queiroz;

      José Maria da Silva (Casa Bonita Materiais para Construção) indicado pelo Vereador Alexandre Vitor de Castro da Cruz;

      José Prates (WM Diesel) indicado pelo Vereador Rogério Moreira Silva;

      Júlio Cézar dos Reis (Julinho Pinturas) indicado pela Vereadora Neuza Mendes;

      Kener José Eloi (Start Games Lan House) indicado pelo Vereador Thiago Oliveira Malagoli;

      Mauro Ferreira Rocha (Restaurante Harmonia do Sabor) indicado pelo Vereador Carlos Alberto Silva;

      Umberto Eustáquio de Barcelos (Laboratório São José) indicado pela Vereadora Raquel Aparecida Rezende;

      Valteir Martins da Cunha (Armazém Regional) indicado pelo vereador Roberto Margari de Souza.

       


      Acesse a Galeria de fotos da Câmara Municipal e veja todas as fotos do evento: http://patrocinio.mg.leg.br/institucional/fotos

       

       


    • Movimento nacional fará lista de parlamentares para não votar em 2018
      20/10/2017 - 8:04:48


       

      O movimento Vem Pra Rua deverá finalizar, até o final de 2017, a lista que já foi apelidada de “Tchau Queridos”. Trata-se de uma lista de deputados e senadores nos quais a população não deverá votar em 2018. Produzida em parceria com o Ranking dos Políticos, incluirá todos os parlamentares federais com ficha suja na justiça e que tiveram mau desempenho no Congresso.

       

      Os critérios do Ranking foram ampliados para compor com os critérios do Vem Pra Rua, resultando num índex negativo de parlamentares, “A ideia é mostrar aos eleitores brasileiros uma espécie de ‘raio X’ dos políticos, para que eles possam escolher com conhecimento e consciência em 2018”, afirma Rogerio Chequer, líder do movimento Vem Pra Rua.

       

      TCHAU QUERIDOS

      A iniciativa, chamada de ‘Tchau Queridos’ irá analisar os congressistas a partir de critérios objetivos como: presença nas sessões do parlamento, gastos de gabinete, como votou nas mais importantes decisões dos últimos 3/4 anos, se está envolvido em processos judiciais e sua gravidade, formação acadêmica e filiação partidária, assim como mudanças de partido.

       

      “Também serão levados em conta o posicionamento dos deputados e senadores em projetos e discussões de interesse público, como o projeto Dez Medidas de Combate à Corrupção, a votação sobre o Fundo Público Eleitoral e a votação sobre o fim do Foro Privilegiado”, completa Chequer.

       

      A lista será alimentada constantemente, de acordo com os critérios pré-definidos pelo movimento, e seu contraponto será o incentivo à divulgação de novos nomes para concorrer ao Congresso nas eleições de 2018. “De forma alguma nosso objetivo é que nesta lista conste o parlamento inteiro, mas o fato de um político estar na lista será um selo negativo para ele”, finaliza Chequer.

       

      MOVIMENTO VEM PRA RUA

      O Vem Pra Rua é a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado. É contra qualquer tipo de violência, condena todos os tipos de extremismo (separatismo, intervenção militar, golpe de Estado), e não compactua com governos autoritários. Não está associado nem é patrocinado por nenhum partido político e trabalha por um Brasil ético, justo, próspero e com oportunidades iguais para todos.

       

      ( M2 assessoria de Comunicação )


    • Obras de recuperação do Poliesportivo do Bairro São Vicente começam
      20/10/2017 - 8:00:55


       

      Dando seguimento às reformas e reestruturação dos ginásios poliesportivos da cidade, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer iniciou nessa semana os trabalhos no Poliesportivo José Delfino Cabrera, no bairro São Vicente.

       

      Atualmente em péssimas condições de uso, o local será totalmente reformulado, com nova pintura (inclusive na quadra) troca de alambrado, nova iluminação na área externa e instalação de uma nova tabela de basquete e rede de voleibol.

       

      A previsão é que as obras durem em torno de 20 dias.

       

      ( ASSCOM / PMP )

       


    • Ansiedade com dívidas atrasadas atinge quase 70% dos consumidores brasileiros
      19/10/2017 - 13:54:59


       

      O percentual de consumidores brasileiros que sofrem de ansiedade por causa de dívidas atrasadas por mais de 90 dias subiu de 60%, em setembro do ano passado, para 69% no mesmo mês deste ano, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

       

      Outros sentimentos apontados pelos consumidores inadimplentes são insegurança (65%), estresse (64%), angústia (61%), desânimo (58%), culpa (57%), baixa autoestima (56%) e vergonha perante a família e amigos (51%). Os principais efeitos incluem ficar facilmente irritado (52%) ou mal-humorado (49%), além de ter menos vontade de sair e socializar (45%).

       

      A inadimplência afeta a vida profissional, já que 25% dos inadimplentes admitiram ficar mais desatentos e menos produtivos, alta de 9 pontos percentuais em relação a 2016. Ainda, 21% disseram que perdem a paciência e se irritam com facilidade ao lidar com colegas no serviço.

       

      VÍCIOS

      Inadimplentes também recorrem a vícios. Pelo menos 21% deles admitiram descontar os problemas no cigarro, em comida ou no álcool. Enquanto alguns sofrem de insônia (44%) e descontam a ansiedade comendo mais (34%), outros acabam desenvolvendo atitudes contrárias, como perda de apetite (35%) e vontade fora do normal de dormir (36%).

       

      Foram constatadas também atitudes agressivas em 18% dos consumidores com dívidas, sendo que 14% apelaram para agressões físicas. O maior temor com relação às pendências atrasadas é não conseguir pagá-las (36%), ser considerado desonesto pelas pessoas (11%), não conseguir parcelas compras (9%), não arrumar emprego (9%) e não poder mais fazer empréstimos (7%).

       

      ECONOMIA

      Tentando sanar as contas no vermelho, 76% dos inadimplentes disseram ter deixado de fazer compras parceladas usando cheques, cartões e carnês. Além disso, 74% fizeram cortes ou ajustes no orçamento e 47% deixaram de comprar itens de primeira necessidade.

       

      Nem todos, porém, optaram por economizar, já que 45% admitiram que não deixaram de comprar alimentos supérfluos (como iogurtes, congelados e bebidas) e 36% não deixaram de sair para se divertir. Os que não abrem mão de adquirir, de forma parcelada, roupas e calçados são 29% dos endividados.

       

      ( Agência Brasil )

       


    • Governo de Minas Gerais anuncia Concurso Público para Delegado de Polícia
      19/10/2017 - 10:57:39


       

      O Governo de Minas Gerais, por meio da Polícia Civil (PCMG), iniciou nesta terça-feira (17), os trâmites necessários à realização de novo concurso público para Delegado de Polícia. Inicialmente, serão oferecidas 76 vagas para reforçar o quadro de pessoal das delegacias no estado. A expectativa é que o edital do certame seja publicado até dezembro deste ano.

       

      A viabilidade da contratação de novos servidores foi analisada pela Câmara de Orçamentos e Finanças da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que observou as restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para se chegar a um número possível de vagas.

       

      “A autorização para a realização do concurso da Polícia Civil demonstra o compromisso do governo de investir em segurança pública. Apesar das limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, estamos fazendo todo esforço possível para a recomposição do quadro de servidores que durante a última década foi sucateado”, afirma o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

       

      O chefe da Polícia Civil, delegado-geral, João Octacílio Silva Neto, também ressaltou que a autorização do concurso é resultado do esforço constante do Governo do Estado em prol da melhoria das condições de trabalho na instituição. “Esta autorização reforça o compromisso do governo com a Segurança Pública e com a Polícia Civil”, frisou. A recomposição do efetivo nas comarcas será realizada durante a vigência do certame.

       

      ( Polícia Civil de Minas Gerais / Assessoria de Comunicação )

       


    • Em evento festivo, CAP lança novos uniformes e escolhe as 3 finalistas a musa
      19/10/2017 - 10:32:42


       

      Em evento que contou com a participação convidados, dentre patrocinadores, representantes da torcida grená, imprensa e autoridades, a diretoria do  Clube Atlético Patrocinense deu o ponta-pé inicial do projeto ‘Elite 2018’.

       

      Durante o encontro, que aconteceu na noite desta quarta (18), no Traíras Filé, foram apresentados os uniformes para a disputa do Campeonato Mineiro o ano que vem, patrocinadores e os dois planos do ‘Programa sócio-torcedor’.

       

      Na parte esportiva, o técnico Rogério Henrique foi oficializado como o treinador da equipe e os ‘prata da casa’ Ademir (xodó da torcida grená, de longe a contratação mais festejada nas redes sociais e fora delas) e o goleiro Maurílio Gabriel, representando o elenco, apresentaram os novos uniformes para a temporada do ano que vem.

       

      MUSA SERÁ ELEITA PELO VOTO POPULAR VIA FACEBOOK

      O momento mais aguardado, escolha das finalistas do concurso Musa do CAP, aconteceu logo em seguida. Cinco candidatas desfilaram e três foram escolhidas para para a grande final.

       

      Amanda Vitória Silva Rocha, 17 anos; Michele Helena Pereira da Silva, 29 anos e Nayara Guimarães Cunha, 20 anos, vão iniciar uma campanha por votos através da página oficial do Clube Atlético Patrocinense pelo Facebook a partir da segunda-feira (23). A candidata cuja foto oficial obtiver mais ‘curtidas’ será a vencedora.

       

      ESTRUTURA PRONTA, ENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO E DOS TORCEDORES

      Em entrevista a Equipe de Esportes São Gabriel, da Rádio Rainha da Paz, o prefeito Deiró reiterou o apoio da administração ao time grená, “Tudo que pôde ser feito foi feito para dar condições ao time de entrar em campo e apresentar um bom futebol. Foram gastos mais de 2 milhões de reais na reforma do (estádio municipal) Pedro Alves e, em visita, a FMF avaliou o Estádio como o melhor do interior de Minas.” – disse.

       

      Os diretores Maurício Cunha e Valtinho do Jandaia contaram que já estão em peregrinação pelo comércio da cidade buscando ainda o apoio de mais empresários e também dos torcedores para a montagem de um time forte, competitivo, que se mantenha na Elite e que, quem sabe, possa estar entre os quatro que disputam as semifinais do certame, o que daria direito a participar da copa do Brasil e da Série D do Brasileiro.

       

      SÓCIO TORCEDOR

      O programa ‘Sócio torcedor’, que já está sendo comercializado pela diretoria. São dois pacotes que garantem a entrada do torcedor aos 5 jogos da equipe que serão realizado no Gigante do Horto. O plano ‘Arquibancada’ custa R$ 230 e o ‘Cadeiras’ R$ 430. O pagamento pode ser em duas parcelas – 10 de novembro e 10 de dezembro.

       

      No dia 30 deste mês, acontece o Conselho Arbitral para o campeonato 2018. A expectativa do gerente de futebol Estéfano Caetano é a de que a FMF confirme o que vem acontecendo em anos anteriores, com o jogo de abertura envolvendo o campeão da Elite (Atlético Mineiro) e o campeão do Módulo II (CAP), com o jogo sendo realizado, em tese, em Patrocínio

       

      ( ZEN )

       


    • Entre reuniões e eventos, Gustavo Brasileiro segue em busca de uma cadeira na ALMG
      19/10/2017 - 9:14:33


       

      Articulado, o jovem Gustavo Brasileiro vem pavimentando sua estrada com destino a Assembléia Mineira como inteligência, utilizando-se das prerrogativas do cargo que ocupa sem ferir qualquer legislação vigente.

       

      Entre almoços e jantares com seu staff de campanha (quase o mesmo grupo que ajudou a colocá-lo na condição de vice-prefeito de Deiró), Brasileiro tem atraído para sí apoios importantes.

       

      O último deles, ao que parece, o secretário municipal de Meio Ambiente, Caio Veloso, filho do brilhante advogado Wilson Veloso, grande amigo e admirador de Silas.

       

       

      Recentemente, Gustavo esteve participando de uma Feira de Ciências na Escola Estadual Terezinha Moreira Marra, a convite do diretor do educandário, professor Rodrigo de Oliveira. Para quem não se lembra, Rodrigo foi a voz que embalou os comícios de Deiró durante a campanha de 2016 e não esconde sua admiração pelo jovem Brasileiro.

       

      Lá, Gustavo — ao lado de outros componentes da administração municipal como Capitão Nestor (SETRANS), Vilson Pinheiro e Diefferson Pezão (Obras) e outros — manteve contato direto com seu ‘público alvo’, os eleitores acima de 16 anos.

       

      Até quem entende pouco de política sabe que aparições como essa oferecem bem mais que holofotes, oferecem credibilidade e  musculatura a qualquer ente político que pretenda ampliar horizontes na carreira pública. Ainda mais Gustavo Brasileiro, uma pessoa simples, antenada, de fala fácil e bem apessoado.

       

      Resta saber se o prefeito Deiró Marra — que ainda não foi oficial e formalmente informado da candidatura do seu vice (e portanto ainda não disse nem que SIM nem que NÃO) — vai aceitar que componentes de seu grupo político se envolvam diretamente com um candidato que (talvez!) não seja o dele próprio.

       

      Mas — segundo fontes que emanam do staff de Brasileiro — independente da decisão de Deiró Marra o vice Gustavo Brasileiro seguirá firme em seu propósito de se eleger deputado estadual por Patrocínio, “Apoio pra isso o Gustavo tem de sobra!” — avalizam.

       

      Analistas político de plantão afirmam que uma decisão precipitada do filho do admirado reverendo Roberto e sobrinho de Silas Brasileiro poderá desidratar o grupo político de Marra na prefeitura, com a dispensa dos nomes de quem se envolver no processo sem o aval do prefeito. Afinal, quem conhece Deiró sabe que ele não gosta de ser contrariado.

       

      Vamos aguardar os acontecimentos..!

       

      ( ZEN )

       

       


    • A Igreja Cristã Maranata realiza Culto Especial para Crianças no domingo (22)
      19/10/2017 - 8:39:20


       

      A Igreja Cristã Maranata realizará no próximo domingo (22/10) um Culto Especial para Crianças.

       

      O objetivo é divulgar a Palavra de Deus usando linguagem voltada para o público infantil, como modo de incentivar as crianças a conhecerem a Bíblia.

       

      O evento será no Templo da Igreja localizado na Av. Dom José André Coimbra, 1.520 – Centro. O horário do culto é de 18:00 às 18:50 horas.

       

      Toda a população está convidada para participar deste culto, onde o nome do Senhor Jesus será glorificado.

       

       


    • Mesa redonda ‘Saúde da Mulher’ marcou o Outubro Rosa nas ACIP/CDL
      19/10/2017 - 8:25:30


       

      Com muitos dados enriquecedores relativos à prevenção, diagnóstico e tratamento integrado do câncer de mama e da saúde da mulher, a mesa redonda promovida pela diretoria adjunta da Câmara da Mulher Empreendedora das ACIP/CDL superou expectativas dos participantes do evento realizado nesta terça-feira, 17 de outubro.

       

      Estiveram prestigiando o momento, representantes de vários segmentos da comunidade, clubes de serviço, imprensa e também uma comitiva da Câmara Empreendedora de Araxá-MG que elogiaram muito a iniciativa.

       

      Neste 19 de outubro – Dia Internacional contra o Câncer de Mama, muitas vezes parece ser um assunto tão batido ou que não chame a atenção de quem nunca passou ou vivenciou o drama de alguém próximo que tenha passado pela doença, mas o fato é que hoje com tanta informação disponível, o câncer de mama ainda mata cerca de 9 milhões de pessoas no mundo.

       

      Para a presidente da CME/Patrocínio, Gianny Angelluci Porto Reis, foi uma noite muito agradável e reveladora. “O conteúdo passado foi bem atual e abrangente com grande interação do público. Atingimos nosso objetivo de promover algo diferente e que tocasse a mente dos participantes sobre a importância da prevenção de forma correta e fatores que contribuem para uma vida saudável na vida da mulher contemporânea”, ressalta.

       

      Os integrantes da mesa redonda: a médica de família, Jaqueline Batistuta, a ginecologista e mastologista, Marcela Rosa e o psicólogo, Danilo Cerqueira foram unânimes em frisar o quanto a conscientização é importante e que o estilo de vida da mulher é determinante antes, durante ou após superar a doença para ter uma vida plena.

       

      Na oportunidade, o Hospital do Câncer de Patrocínio disponibilizou o equipamento “Mama Amiga” doado pela Câmara da Mulher Advogada da OAB/MG aos participantes para aprenderem a maneira correta de se fazer o autoexame. Os alimentos não perecíveis que foram arrecadados como sugestão na recepção da mesa redonda também foram repassados aos HC Patrocínio.

       

      Veja a seguir 10 números que mostram o quão importante é se informar, prevenir e combater o câncer de mama:

       

      * 25% dos casos de câncer em mulheres no mundo são de mama

      * O câncer de mama é o 1º em taxa de mortalidade em mulheres no mundo

      * Aproximadamente 58 mil novos casos no Brasil em 2016

      * 51,3% dos casos ocorrem no Sudeste do país

      * INCA estima 600 mil novos casos entre 2016 e 2017

      * Diagnóstico no primeiro estágio da doença tem 88,3% de sobrevida, em média

      * 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis

      * 66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes

      * Excesso de gordura abdominal aumenta em 74% o risco de câncer de mama

      * Lei determina início do tratamento em até 60 dias

       

       

       

       


    • Santa Casa realiza primeira Jornada Científica dos Médicos residentes
      18/10/2017 - 13:40:55


       

      Nos dias 29 e 30 de setembro foi realizada a Primeira Jornada dos Médicos Residentes da Santa Casa de Patrocínio.

       

      A Jornada contou com a participação de médicos e equipe multidisciplinar que trabalha na área de saúde do Município de Patrocínio.

       

       

      Temas importantes para a área da saúde foram abordados durante o evento, dentre eles: Choque Circulatório, que foi abordado pelo Dr. Daniel Chadud Matoso, médico assistente da UTI Neurológica e preceptor de Residência Médica do Hospital das Clínicas de Uberlândia; A importância da a Intolerância Alimentar nas Doenças do Aparelho Digestivo, abordado pela Dra. Abadia Gilda Buso Matoso, Professora de Semiologia e Gastroenterologia da Universidade Federal de Uberlândia; Hemorragias Digestivas não Varicosas, abordado pelo Dr. José do Carmo Júnior, Professor da Universidade de Uberaba, médico do Hospital Universitário (UNIUBE) e Coordenador do Pronto Socorro Municipal;  A Abordagem Atual do Acidente Vascular Cerebral, abordado pelo Neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Dr. Guilherme Augusto Leonel de Magalhaes; Novas Drogas na Antibioticoterapia e Antibióticos Intra-Hospitalares, abordado pelo médico, Dr. Gustavo Camargo Lopes, Infectologista do Hospital das Clínicas de Uberlândia e Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Patrocínio.P

       

      Prestigiaram o evento o provedor da Santa Casa de Patrocínio, José Carlos Dias, que ressaltou os benefícios que a implantação do Programa de Residência Médica em Clínica Médica trouxe para a Instituição e para Patrocínio; a superintendente da Santa Casa de Patrocínio, Ana Lúcia de Castro, que relembrou que, mesmo com todas as dificuldades iniciais, a diretoria Santa Casa, juntamente com Dr. José de Arimatéia, idealizador da implantação do Programa.

       

       

      Não podemos deixar de agradecer o apoio dos parceiros que ajudaram na realização deste importante evento científico: Unimed Patrocínio, Unicerp e Laboratório MSD. Além destas importantes palestras, os médicos residentes em clínica médica da Santa Casa de Patrocínio tiveram a oportunidade de apresentarem alguns Casos Clínicos interessantes que vivenciaram durante o período de estágio nas diversas áreas de atuação.

       

      A Santa Casa de Patrocínio valoriza e investe em melhorias de sua infraestrutura e de sua equipe de profissionais. O corpo clínico e o quadro de colaboradores estão em constante aperfeiçoamento, traduzindo este esforço em credibilidade e segurança, garantindo o melhor em assistência à saúde.

       

      Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000

       


    • Trabalho por conta própria com registro cresceu em meio à crise, diz IBGE
      18/10/2017 - 10:12:00


       

      Apesar da queda no número de vagas com carteira assinada no País durante a crise, o número de trabalhadores por conta própria formalizados aumentou no período, segundo a Síntese da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

       

      Em 2012, 23,9% dos ocupados como empregadores ou trabalhadores por conta própria tinham registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. Esse porcentual aumentou ano a ano até alcançar 28,9% em 2016.

       

      Em 2016, 18,9% dos trabalhadores por conta própria tinham CNPJ, enquanto 82,0% dos empregadores eram registrados. Dois anos antes, em 2014, quando o mercado de trabalho ainda estava a todo vapor, tinham CNPJ 17,3% dos ocupados por conta própria e 81,1% das empresas.

       

      Segundo o IBGE, a facilitação de registro do pequeno empregador, através do MEI (Microempreendedor Individual), pode ter estimulado esse crescimento mesmo em um momento de crise, “Ainda que o processo de crise iniba de certa forma a formalização, pode ser que a legislação tenha ajudado nesse crescimento do CNPJ”, afirmou Adriana Beringuy, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

       

      POR CONTA PRÓPRIA

      De 2014 para 2016, 530 mil trabalhadores por conta própria obtiveram registro no CNPJ, praticamente metade do contingente total de 1,078 milhão de ocupados que migrou para essa condição de trabalho no período. Em 2015, quando o mercado de trabalho ainda não tinha engatado deterioração acelerada, foram 413 mil novos CNPJs entre os ocupados por conta própria. Em 2016, 117 mil a mais em relação a um ano antes. Desde o início da série da pesquisa, em 2012, o País ganhou 1,109 milhão de trabalhadores por conta própria com registro, o equivalente a um aumento de 39,0%.

       

      “Pode ser uma forma que esses trabalhadores por conta própria encontraram para prestar serviços que estariam enquadrados nesse tipo de exigência legal. Por exemplo, o eletricista que prestava serviço na minha casa agora tem MEI e pode virar o eletricista do condomínio”, citou Adriana.

       

      Entre 2014 e 2016, obtiveram registro mais 392 mil empregadores, sendo 230 mil deles em 2015 e outros 162 mil em 2016. Desde o início da série, o País registrou um crescimento de 29,9% no total de empregadores com CNPJ, 806 mil a mais.

       

      Os setores que mais tiveram aumento na formalização de empregadores entre 2012 e 2016 foram a Construção e o segmento de Alojamento e Alimentação. Entre os ocupados por conta própria, houve maior formalização nas atividades de Outros Serviços, especialmente os serviços pessoais ligados à estética (como manicure, cabeleireiro, depiladora), além também de Construção e Alojamento e Alimentação.

       

      PEQUENOS NEGÓCIOS

      Em meio à deterioração do emprego e à extinção de milhões de vagas, os pequenos empregadores ganharam ainda mais relevância no mercado de trabalho brasileiro, segundo os dados da Síntese da Pnad Contínua divulgada pelo IBGE.

       

      Mais da metade das pessoas ocupadas no País em 2016, 50,1%, trabalhava em empreendimentos de pequeno porte, que possuíam de uma a até cinco pessoas empregadas. Em 2015, essa fatia era de 48,1%. Dois anos antes, em 2014, período pré-crise, esse porcentual já era relevante, mas consideravelmente mais baixo: 46,6% dos ocupados estavam em pequenos empreendimentos.

       

      Ao mesmo tempo, a proporção de trabalhadores trabalhando em grandes empreendimentos, que empregavam 51 pessoas ou mais, encolheu de 30,5% em 2014 para 29,0% em 2015, passando a 26,0% em 2016, “São os pequenos negócios que estão aumentando a sua participação, são as pessoas que estão se formalizando em empreendimentos de pequeno porte”, apontou Adriana Beringuy.

       

      As empresas de grande porte enxugaram mais a força de trabalho durante a crise e perderam representatividade como empregadores em relação ao início da série histórica, em 2012, em todas as regiões do País. Por outro lado, os pequenos empreendimentos fizeram o movimento oposto, com crescimento em todas as regiões em 2016 ante 2012.

       

      Essa perda na importância de grandes empresas como empregadores de mão de obra pode ter explicação na redução da produção industrial, primeiro setor da economia a sentir os efeitos da crise. Na Região Sudeste, 36,2% dos trabalhadores ocupados diziam atuar em grandes empresas em 2012, enquanto que em 2016 esse porcentual caiu a 31,8%.

       

      “O Sudeste tem uma concentração muito grande de indústrias. É lá que estão todas as indústrias de maior porte, onde teve mais dispensa de trabalhadores”, explicou Adriana.

       

      ( Agência Estado )