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    • RESPOSTA DO IPSEM CONFIRMA A ‘QUEBRA’ DO INSTITUTO
      18/11/2008 - 0:00:00


      O vereador Marcos Remis dos Santos (PDT) usou do grande expediente na 36ª reunião ordinária da Casa de Leis para comentar ofício do IPSEM, datado do dia 12 de novembro, que atende ao pedido de informações enviado pela Câmara em 12 de outubro.

      Na correspondência, o diretor presidente e o diretor financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Patrocínio – respectivamente o professor Amir Nunes da Silva e Edson Rodrigues de Souza – confirmaram todas as suspeitas do vereador Marcão.

      O ofício nº 052/2008 fala da necessidade da realização do concurso público, que aumentaria o número de associados e contribuintes e, conseqüentemente, melhoraria a correlação receita/despesa do Instituto. Atualmente, o IPSEM conta com apenas 311 contribuintes para fazer face a 196 aposentadorias e 67 pensões. Existe ainda a necessidade do aumento da alíquota dos entes patronais (Prefeitura e Daepa) de 15 para 18,39%.

      A correspondência confirma ainda que o déficit mensal do IPSEM é de 160 mil reais. Em março de 2005 o rendimento das aplicações caiu, pois contratados e agentes políticos passaram a recolher, por direito, para o INSS. Assim, os rendimentos passaram a ser insuficientes e as aplicações foram diminuindo mensalmente para cobrir o déficit.

      No entender dos diretores, o Instituto precisa atualmente de um aporte de 400 mil reais para fechar o exercício de 2008. Em caixa, o IPSEM tem pouco mais de 296 mil reais aplicados no BB e na CEF.

      Em seu pronunciamento, Marcos Remis foi enfático. Disse que os governantes eleitos precisam urgentemente ‘tomar pé’ da situação em que se encontra a prefeitura e autarquias, escolhendo de imediato uma equipe de transição. ‘Governar uma cidade não é a mesma coisa que administrar uma entidade classista. Ao invés de ficar se reunindo com alguns setores da comunidade, traçando perfil de possíveis secretários que, pelo jeito, deverão ser verdadeiros ‘super-heróis’, o prefeito e seu vice eleitos deveriam de imediato se enfronhar nos meandros do atual governo e estudar o Orçamento proposto para 2009, que a meu ver não contempla recursos para investimentos de porte.’ – sentenciou.

      Segundo o edil do PDT, a dívida da Prefeitura para com o INSS está em 38 milhões de reais.


    • POSSE DE PREFEITO E VICE ACONTECERÁ EM PARQUE DE EXPOSIÇÃO
      18/11/2008 - 0:00:00


      Béia Savassi e José Eustáquio Rodrigues, prefeita e vice eleitos de Patos de Minas, e os vereadores eleitos para a legislatura 2009/2012, tomarão posse em solenidade que acontecerá às 20 horas do dia 1º de janeiro e será realizada no ‘Paiolão’ do Parque de Exposições daquela cidade. A informação está no site patoshoje.com.br/

      Segundo o portal de notícias da Terra do Milho, a mudança ocorreu depois que o Corpo de Bombeiros vetou a realização da cerimônia no Ginásio do Patos Tênis Clube.

      “O Ginásio do PTC não atende as exigências da legislação para a realização deste tipo de solenidade. O local, para sediar cerimônias de grande porte, precisa possuir equipamentos de prevenção de incêndio e pânico” – afirmou o tenente Caixeta, comandante da Companhia de Bombeiros de Patos de Minas.

      O maisumonline apurou que o Corpo de Bombeiros da cidade ainda não realizou uma vistoria no ginásio do Patrocínio Tênis Clube. A organização ainda não definiu se o ginásio do PTC vai mesmo abrigar a posse dos nossos eleitos.


    • VEREADORA PEDE INFORMAÇÕES SOBRE REPASSES ÀS CRECHES
      18/11/2008 - 0:00:00


      Durante a 36ª reunião ordinária da Casa de Leis rangeliana, a vereadora Marly Ávila (PPS) usou da palavra para demonstrar sua preocupação quanto a ausência de repasse financeiro às creches municipais, que não acontece desde julho passado.

      O valor mensal recebido por cada creche da cidade é de R$2.500,00.

      Segundo a vereadora do PPS, “O fim do ano está chegando, sabemos que várias creches estão passando dificuldades para pagamento de salários e mesmo para fornecer alimentação. Está também chegando a hora de quitar o 13º salário e a situação não muda, a Prefeitura não faz o repasse e nem explica o porquê… O descaso parece ser total.” – afirmou.

      Marly Ávila propôs a redação de um Requerimento de Informações que será enviado ao atual futuro ex-prefeito, Júlio Elias, pedindo explicações sobre esse imenso atraso. A sugestão foi aprovada por unanimidade.

      Segundo informações, as creches entraram, na sexta-feira (14), com uma ação junto a Promotoria Pública do município para que a administração 2005/2008 faça o repasse da verba.


    • PROPRIETÁRIO DA GAZETA CRITICA ATITUDE DE JÚLIO ELIAS
      17/11/2008 - 0:00:00


      Em sua coluna ‘Comentários’ do último sábado (15), o diretor proprietário do jornal “Gazeta’, advogado Luciano Capuano, criticou a atitude do atual futuro ex-prefeito, Júlio Elias, de oficiar o prefeito eleito, Lucas Siqueira, anunciando a possibilidade do Executivo enviar, ainda neste final de ano, projeto de lei para a Câmara possibilitando que os benefícios prometidos aos funcionários municipais por Siqueira durante a campanha possam ser cumpridos de imediato, assim que começar o ano de 2009.

      Capuano comentou a importância do retorno desses benefícios aos servidores municipais, mas lembrou que foi o próprio Júlio Elias que os retirou, logo no início de 2005, alegando ‘inviabilidade econômica para seu cumprimento’. “Não acho justo que agora Júlio Elias quera fazer caridade com chapéu alheiro”, confidenciou o causídico a um grupo de amigos.

      Segundo o diretor-proprietário da Gazeta, Júlio Elias está errado em querer ‘impor’ ao futuro prefeito o início imediato dos pagamentos aos servidores sem que ele conheça a realidade financeira do governo herdado e os impactos econômico que o pagamento desses benefícios iriam causar.

      Capuano ressalta que ‘Após tomar posse, Lucas é quem deverá, depois de conhecer as receitas e despesas do município (e isso levará alguns meses) determinar quais os benefícios que foram retirados do servidor poderão retornar, sem comprometer a execução do orçamento municipal”.


    • COLUNISTA DESTACA PRESIDENTE DO CODEMA NA VITÓRIA DE LUCAS
      17/11/2008 - 0:00:00


      Celio Gomes, responsável pela coluna ‘Em cima da linha’, no Jotapê, comentou neste final de semana em seu espaço que Antônio Geraldo de Oliveira, produtor rural, presidente do CODEMA e do Conselho Municipal de Saúde, foi elemento decisivo na vitória de Lucas Siqueira e Fausto Amaral.

      Segundo o colunista Gomes, pessoas como Antônio Geraldo ‘abordam o eleitor com um discurso modesto e ético e formam uma força quase invisível, porém eficientemente convicente’.

      Gomes contou ainda que o trabalho do presidente do CODEMA foi voluntário, ou seja, não recebeu nenhum centavo para se envolver na campanha de Lucas e Fausto.


    • MARCÃO VAI USAR TRIBUNA PARA COBRAR RESPOSTA DO IPSEM
      17/11/2008 - 0:00:00


      O vereador Marcos Remis (PDT) está escrito para usar o grande expediente da 36ª reunião ordinária da Câmara, que acontece nesta terça-feira (18). Segundo a pauta da sessão, enviada ao maisumonline.com.br na tarde desta segunda-feira (17), Marcão vai falar sobre o requerimento de informações enviado ao IPSEM há quase 1 mês e que, até o momento, não foi respondido.

      REMEMORANDO – Na reunião de 21 de outubro, o vereador Marcão apresentou um pedido de informações ao Ipsem – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. Remis pedia para que o Instituto apresentasse o balancete contábil dos últimos 06 meses.

      Além disso, o pedido de Marcão solicitava informações sobre saldo de caixa do Ipsem e onde estão aplicados tais recursos. Através de requerimento, o vereador do PDT queria que a Câmara fosse informada dos valores gastos com a administração do instituto, inclusive no que tange à remuneração dos servidores públicos concursados, contratados ou comissionados.

      Para Marcos Remis, essas informações serão imprescindíveis para parecer e emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2009. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.

      Pelo pouco que a gente conhece o Marcão, temos a quase certeza que que seu pronunciamento VAI BOMBAR!!!

      Confira a pauta da Reunião Ordinária da Câmara:
      PEQUENO EXPEDIENTE
      1) Mensagem Bíblica
      2) Leitura da Ata da 35ª Reunião Ordinária
      3) Encaminhamento à Comissão de Legislação, Justiça e Redação:
      • Processo de Lei Complementar 39/2008 – Dispõe sobre a Estrutura Administrativa, estabelece o Quadro de Cargos, Funções e respectiva remuneração da Câmara Municipal de Patrocínio, revoga a lei complementar nº 29/05 e demais alterações posteriores e dá outras providências (Autor: Mesa Diretora)

      ORDEM DO DIA
      1ª (primeira) discussão e votação
      • PCL 577/2008 – Denomina e afeta como praça o imóvel que especifica e dá outras providências – Autor: Vereador Marcos Remis dos Santos

      GRANDE EXPEDIENTE
      – Vereador Marcos Remis dos Santos – falar sobre a resposta ao requerimento de Informações 02/2008.


    • PATROCINENSE LANÇA LIVRO CONTANDO HISTÓRIA DA CIDADE
      17/11/2008 - 0:00:00


      Depois de um árduo trabalho de pesquisa, a patrocinense Maria de Fátima Machado Almeida vai lançar seu livro ‘Patrocínio Ontem e Hoje’.

      O evento acontecerá dia 5 de dezembro, às 20 horas na nova sede da Secretaria Municipal de Cultura (ao lado do Fórum).

      “Patrocínio Ontem e Hoje” é uma extensa coletânea de fatos e fotos, que faz com que o leitor viaje ao passado e percorra o presente, sabendo um pouco mais da história de nosso povo e seus costumes.

      O trabalho de impressão ficou a cargo da Reggraf, numa edição especial que vai ficar na memória de cada apreciador.


    • PRESTES A FINALIZAR MANDATO, PREFEITO REALIZA LEILÃO
      16/11/2008 - 0:00:00


      Há pouco menos de 2 meses de finalizar seu mandato e com os direitos políticos cassados por 3 anos, o prefeito da cidade de Guimarânia, João Paulo Spínola, promoveu um leilão de veículos e máquinas nesta sexta-feira (14). De acordo com a Administração Municipal, são equipamentos velhos, que perderam a utilidade para o município. A informação é do portal patoshoje.com.br

      Segundo a publicação virtual, a oposição não concorda com a atitude do prefeito. Entre os lotes postos à venda estava um carro de luxo, fabricado em 2007, semi-novo (foto). De acordo com líderes da oposição o veículo vale em torno de R$ 65 mil. Ele foi arrematado no leilão por pouco mais de R$ 43 mil. O comprador foi o sobrinho do prefeito eleito, que vai assumir o comando da cidade em 2009.

      De acordo com o prefeito João Paulo Spínola o dinheiro arrecadado no leilão será usado para comprar um terreno para a construção de casas populares. A tarefa vai ficar para o próximo prefeito, já que João Paulo foi derrotado nas eleições deste ano.


    • COOPA INAUGURA LOJA EM COROMANDEL
      16/11/2008 - 0:00:00


      A Cooperativa Agropecuária de Patrocínio marcou a inauguração de mais uma Loja Agroveterinária, desta vez na vizinha cidade de Coromandel.

      A loja vai funcionar na rua Clarindo Goulart, 613, centro.
      A inauguração será nesta segunda-feira (17), às 8h, com a presença de autoridades.


    • PREFEITO RECUA E EDILENE VOLTA PARA A SECRETARIA DE SAÚDE
      16/11/2008 - 0:00:00


      Recentemente, a cidade ficou sem secretário municipal de saúde por cerca de 5 dias. A informação se espalhou rapidamente pelos corredores do poder e foi confirmada pelo maisumonline através de um funcionário de confiança daquela secretaria.

      A notícia era de que no 31 de outubro, Edilene Augusto Vieira de Araújo (foto) havia entregue sua carta de exoneração (a pedido) ao setor de recursos humanos da prefeitura ‘em caráter irrevogável’.

      Chefe de divisão de Saúde, Edilene substituiu em junho o dr. Mário Lúcio Brasileiro, quando o mesmo deixou a secretaria para depois compor a chapa e disputar a eleição ao lado do atual futuro ex-prefeito Júlio Elias.
      Analistas da política local afirmam que ela estava (ou está) realizando um bom trabalho, não obstante os vários e crônicos problemas do setor.

      Informados fomos que o motivo do pedido abrupto de dispensa de Edilene seria ‘incompatibilidade de gênios’ entre ela e o alcaide. Nosso informal informante contou que ela teve uma discussão com o atual futuro ex-prefeito, o que a deixou bastante transtornada e magoada… Após o lamentável incidente, a então secretária entregou sua carta de demissão.

      Faltando menos de dois meses o prefeito avaliou que, além de um desgate político imenso, seria praticamente inviável nomear ou mesmo convidar alguém para ocupar a importante e estratégica pasta, razão pela qual reconsiderou sua atitude, reconheceu sua falha e reconduziu Edilene ao cargo.

      Se tudo correr com tranquilidade, a secretária deve trabalhar normalmente até o dia 31 de dezembro.


    • CEMIG DIVULGA CUIDADOS COM ILUMINAÇÃO NATALINA
      15/11/2008 - 0:00:00


      Nesta época do ano, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) orienta para alguns cuidados especiais na utilização de lâmpadas decorativas que, além de aumentar o consumo de energia, podem provocar choques elétricos e até incêndios. O consumidor deve ficar atento à potência elétrica do produto. A informação é dada em watts (W). Quanto maior a potência, maior será o consumo do enfeite de Natal, alerta o engenheiro de soluções energéticas Fernando Queiroz, da Cemig.

      De acordo com o engenheiro, um conjunto padrão de cem microlâmpadas, com 50 W de potência, consome 16,5 KWh/mês. Se ligado por 11 horas diárias, de 19h às 6h da manhã, por exemplo, pode significar um aumento de R$ 8,30 na conta de energia. “Se o consumidor utilizar um conjunto de 300 microlâmpadas, esse valor triplica, podendo chegar a R$ 25”, afirma. A dica, para esse caso, é a redução do tempo de funcionamento dessas lâmpadas decorativas. O engenheiro lembra que, se forem ligadas de 19h à meia-noite o consumo cai para 7,5 KWh/mês, o que equivale a R$ 3,75 a mais na conta de energia.

      SEGURANÇA – Outro ponto de atenção é com relação à segurança. A Cemig alerta para os cuidados que devem ser tomados na instalação de enfeites de Natal que funcionam a partir do uso de energia elétrica. O engenheiro de segurança do trabalho, Demétrio Aguiar, da Cemig, recomenda adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A instalação deve ser feita por profissional qualificado, com o circuito desenergizado, seguindo as mesmas regras para manutenção de instalações elétricas prediais.

      • Desligue o conjunto da tomada de energia ao substituir lâmpadas e nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação;
      • Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento;
      • Não deixe a fiação ao alcance de crianças;
      • Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica e também pontiaguda;
      • Após instalação, verifique e corrija quaisquer pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante;

      Conjuntos para fachada de prédio com potência mais elevada:
      • Contrate serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada;
      • No caso de fachada, verifique a proximidade com a rede de energia da Cemig, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode vir a tocar a rede elétrica e provocar curtos-circuitos;
      • Evite choques elétricos, observando a distância mínima da rede elétrica ao realizar a decoração de fachadas ou áreas externas.

      Sobrecarga nos circuitos:
      • As instalações devem ser compatíveis com o acréscimo de carga;
      • Na maioria dos casos, as lâmpadas são ligadas em tomadas já utilizadas por outros aparelhos. Isso pode levar à sobrecarga e, conseqüentemente, provocar um incêndio. Procure um eletricista de sua confiança para verificar se as instalações são adequadas.

      Ligações mal feitas (“gambiarras”):
      • Emenda de fio mal feita pode causar aquecimento e conseqüente aumento do consumo de energia;
      • O mau isolamento pode permitir a passagem da corrente elétrica e causar curtos-circuitos ou acidentes com terceiros.

      O QUE FAZER:
      Em casos de acidentes com a rede elétrica, ligue imediatamente para a central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig – 116. A empresa não é responsável pelas ocorrências em instalações elétricas internas do imóvel. Nesse caso, deve-se acionar um eletricista particular para avaliar e regularizar as instalações.


    • UNICERP APRESENTA SEUS CURSOS A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
      15/11/2008 - 0:00:00


      Saber qual o curso superior ideal a fazer é um dos principais dilemas que milhares de jovens do ensino médio passam anualmente.

      Com o objetivo de auxiliar os estudantes de Patrocínio e região a esclarecerem suas dúvidas e a fazerem escolhas assertivas, o Unicerp realiza, nesta quinta-feira, 13 de novembro no período da manhã e noite, a UniMostra 2008 com o tema “UniVencedores fazem Unicerp”, onde os 17 cursos da instituição organizaram uma criativa exposição mostrando o perfil do curso, mercado de trabalho e suas áreas de atuação.

      Aproximadamente quatro mil estudantes da rede pública e particular da cidade e dos municípios vizinhos como Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Coromandel passaram pelo campus e ficaram encantados com a estrutura e dimensão do Centro Universitário do Cerrado.

      O UniVestibular acontece no dia 14 de dezembro das 8h às 12h para os cursos de Administração, Agronegócio, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.

      As inscrições estão abertas e vão até o dia 11 de dezembro. Todas as imagens da UniMostra e informações sobre o UniVestibular podem ser conferidas no www.unicerp.edu.br. Saiba mais também pelo (34) 3839-3737 ou unicerp@unicerp.edu.br.