09/05/2019

Senador Carlos Viana defende endurecimento de Leis para as mineradoras

Z|E|N

Com visita agendada em Patrocínio para a tarde desta sexta (10), onde será recebido pela oposição rangeliana e autoridades locais e regionais, o senador Carlos Viana (ex-PHS e hoje PSD) defendeu recentemente o endurecimento de leis para mineradoras de forma a evitar novos desastres como os rompimentos nas barragens de Brumadinho e Mariana.

O senador mineiro observou a necessidade de uma ampliação das alíquotas cobradas pela Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que hoje varia entre 0,2% e 3%.

Viana citou que um percentual de 10% poderia ser adotado, com a destinação dos recursos arrecadados para a criação de fundos de proteção e recuperação de áreas ambientais degradadas pela atividade.

Ele também defende mudanças radicais na liberação de novas barragens, de forma a combater possíveis danos ambientais, permitindo apenas mineração a seco.

Eleito para seu primeiro mandato, o senador mineiro Carlos Viana deixou recentemente o PHS e filiou-se ao PSD.

No partido, já articula a chegada de novos integrantes de olho em um projeto futuro da legenda no estado, que tende a ser capitaneado pelo atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), visto como candidato natural ao Governo de Minas Gerais em 2022.