17/05/2014

Mudança de estratégia não é mudança de rumo

O deputado federal e presidente do CNC, Silas Brasileiro, precisa urgentemente delinear sua estratégia política para os próximos anos.

Em sua carreira política, Brasileiro sempre usou de uma indefinida indefinição na definição de suas ações & posicionamentos. E assim, inalcançável e inatingível, trilhou como a representação rangeliana da mítica esfinge da lenda grega que atormentava os moradores de Tebas com o enigmático, ‘decifra-me ou devoro-te’.

Mas agora, se quiser sobreviver aos novos tempos da política local, precisa decidir se é realmente (e tão somente) candidato a deputado federal ou se vai utilizar da campanha eleitoral deste ano para ‘reforçar’ o eleitorado visando as eleições municipais de 2016.

Afinal, como sempre gosta de frisar em suas entrevistas, Silas – que vai completar 72 anos em outubro – sonha encerrar sua carreira política como prefeito de Patrocínio.

E o tempo – implacável! – está passando…

Recentemente – ao ver a vereadora Greyce Elias, no vigor e na beleza de sua juventude, sendo lançada pré-candidata a deputada estadual pelo PRB -, o grande líder do PMDB local se antecipou as convenções do seu partido, previstas para julho, e confirmou que é candidato a deputado federal.

Pensando bem, além da estratégia política, Silas precisa rever conceitos e investir num marketing mais direto e ousado. Aliás, marketing é uma área que poucas vezes foi positiva em sua carreira eletiva.

Nunca é demais ressaltar que, na política, raramente aquilo que foi utilizado com êxito no passado surte o efeito desejado nos dias de hoje. Afinal, tudo tem um ciclo.

Sendo assim, ao usar, nas entrelinhas, o surrado argumento de que ‘sonha em encerrar sua carreira política como prefeito de Patrocínio’ para afastar prováveis/possíveis concorrentes e/ou angariar apoios e dobradinhas, Silas pode estar trabalhando contra a sua própria eleição para deputado.

Informado e antenado, o eleitor sabe do peso e da importância das lideranças que tem. O deputado Deiró Marra já tentou por duas vezes virar prefeito e nas duas vezes sucumbiu. Até o presente momento, o eleitor mostrou que quer Deiró como deputado…

Façamos um exercício de futurologia… Caso realmente decida disputar as eleições municipais, Brasileiro vai enfrentar adversários de peso. Um deles já está definido, é o deputado Deiró Marra.

Atualmente, Greyce Elias é da cota de Deiró na Câmara Municipal. Deiró até que fez a sua parte, recomendando ‘calma’ quando a pupila contou da sua pré-candidatura a deputada federal. Deiró relembrou a coligação feita na campanha de 2012 e a participação do PMDB e do deputado federal Silas Brasileiro…

Mas se continuar a insistir no discurso de que ‘quer finalizar sua carreira política como prefeito de Patrocínio’ Silas poderá ter nas eleições deste ano, como ‘pedra no sapato’, a filha de Marta Elias, justamente a vice-prefeita que indicou para Deiró Marra em 2012.

Na época, Brasileiro foi contra tudo e contra todos, batendo de frente com 90% do PMDB local que, em eleição interna, escolheu o professor Amir Nunes para ocupar a vaga.

E deu no que deu…