04/06/2009

5 cooperativas de café participam do manifesto ‘FICA BERTONE’

No ar mais um capítulo da novela do pedido de demissão de Manoel Bertone do cargo de Secretario de Produção e Agroenergia do MAPA. A ação foi desencadeada através de uma carta aberta redigida por diversos sindicatos e 60 cooperativas representando cerca de 150 cidades em sua maioria do sul de Minas e entregue ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. A informação é do site revistacafeicultura.com.br .

Bertone, que é ex-diretor da Garcafé, na época a segunda maior cooperativa de café do Brasil, levou a Cooperativa à bancarrota em sua gestão. A comissão liquidante da Garcafé também aderiu ao movimento para tirar ex-diretor do Ministério da Agricultura, e enviou uma carta aberta ao Ministro.

A carta assinada pelo liquidante da Garcafé, José Wilson Lopes, relata a situação vivenciada pelos cafeicultores e as dívidas resultantes da “caótica administração durante 15 anos”, em que o principal administrador da Cooperativa foi Manoel Bertone.

Manoel Bertone enfrenta diversos processos em função do endividamento que provocou seu afastamento do cargo de presidente da Garcafé, ocasião em que queria aprovar um rateio de R$ 20 milhões em dividas, entre os cooperados.

Os cafeicultores que pedem a saída alegam que Bertone, à frente da secretaria do Ministério da Agricultura, tem defendido interesses próprios em detrimento das necessidades dos produtores. Segundo a categoria, os exportadores são os principais beneficiados com os preços do café.

Neste novo episodio, em um movimento encabeçado pela diretoria da Cooxupé, cinco cooperativas de café, Cooxupé, Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca), Coopinhal (Cooperativa de Cafeicultores da Região de Pinhal), Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) e Casul (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores do Sul de São Paulo), participam do manifesto em apoio a permanência de Manoel Bertone no MAPA.

Veja a matéria abaixo publicada no Blog do café:

COOPERATIVAS MANIFESTAM APOIO AO SECRETÁRIO DO MAPA

Segundo informações passadas pelo Departamento de Comunicação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), cinco cooperativas do setor cafeeiro manifestaram total apoio à atuação do secretário de Produção e Agroenergia do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Manoel Bertone.

Em documento encaminhado, ontem, ao ministro Reinhold Stephanes, Cooxupé, Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca), Coopinhal (Cooperativa de Cafeicultores da Região de Pinhal), Camda (Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina) e Casul (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores do Sul de São Paulo) destacaram os relevantes serviços prestados pelo secretário junto ao MAPA.

“Bertone conhece as necessidades do setor cafeeiro e tem trabalhado, no Governo Federal, pela valorização da cafeicultura, atividade que gera cerca de 10 milhões de empregos em nosso País. Merece, portanto, o nosso reconhecimento”, destacou o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa. Além dele, assinam o documento os presidentes Maurício Miarelli (Cocapec), Osvaldo Matsuda (Camda), Abel Rebollo Garcia (Casul) e Alexandre Husemam da Silva (Coopinhal).

Revistacafeicultura.com.br