23/07/2014

Amir Nunes, Ivan do Atenas e Barrinha deixam PMDB de Silas

Prestes a disputar sua 6ª eleição consecutiva a Câmara Federal, o ex-deputado Silas Brasileiro perdeu, no início da semana, três elementos de proa do PMDB local e, consequentemente, três cabos eleitorais de grande importância e primeira grandeza.

Deixaram as hostes do partido em Patrocínio os educadores Amir Nunes da Silva e Ivan Batista da Silva.

O emblemático professor Ivan, diretor do Colégio Atenas, acompanha (ou melhor, acompanhava) politicamente Silas desde o seu mandato como prefeito em Patrocínio, no final da década de 90, quando foi seu secretário municipal de Educação e Cultura.

A lista de desfiliações foi ‘engrossada’ pelo corretor de imóveis, Francisco Barra de Melo, o conhecido Barrinha.

Amir tem suas razões

Respeitado como um dos grandes estrategistas e articuladores políticos da terra rangeliana, Amir Nunes da Silva é um dos fundadores do PMDB local. Entretanto, no entanto, numa dessas ‘voltas que a vida dá’, Amir teve seu nome preterido por Brasileiro quando da escolha do vice de Deiró Marra nas eleições de 2012.

Segundo fontes, numa reunião interna do PMDB – as vésperas da definição das coligações e candidaturas – teria ficado acertado que o vice-prefeito de Deiró Marra seria do PMDB e escolhido dentre uma lista tríplice apresentada aos filiados do partido durante uma reunião.

A lista tríplice – que teria o nome de Amir Nunes, de longe o preferido pela maioria dos filiados do PMDB – foi formada, mas a prometida reunião interna nunca aconteceu. Silas se antecipou e apresentou Marta Elias como vice de Deiró Marra, contrariando frontalmente vários filiados tradicionais do Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Como retaliação, a maioria dos filiados do PMDB local não participou da campanha de Deiró Marra.

Nunca é demais ressaltar que em Patrocínio, seu principal reduto eleitoral, nas eleições deste ano Silas Brasileiro enfrentará ninguém mais, ninguém menos, que Greyce Elias, a filha da candidata a vice-prefeita que ele contrariou seu partido, o PMDB, para indicar.

Curiosamente, Silas e Greyce participam da mesma coligação ‘Minas pra você’, que reúne o PT / PMDB / PC DO B / PROS / PRB.