24/09/2010

Anastasia abre cinco pontos de vantagem. Governador visita Patrocínio nesta segunda

Pesquisa Datafolha sobre a disputa ao governo de Minas Gerais divulgada ontem pelo “MGTV 2ª edição”, da Rede Globo, registra o candidato Antonio Anastasia (PSDB) com 42% e Hélio Costa (PMDB) com 37%. Os números confirmam tendência apresentada por pesquisas anteriores e divulgadas pelo Instituto DataTempo/CP2.

De acordo com o levantamento divulgado ontem, o governador Antonio Anastasia abriu cinco pontos de vantagem sobre Hélio Costa, seu principal adversário na corrida ao governo de Minas Gerais. A eleição pode ser decidida já no primeiro turno.

O candidato Hélio Costa permaneceu com os 37% da pesquisa anterior, na semana passada, do mesmo instituto Datafolha.

Considerando apenas os votos válidos, o tucano tem agora 51%, contra 44% de Costa. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos.
Na pesquisa anterior, Anastasia tinha 50% dos votos válidos, contra 46% de seu principal adversário.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Anastasia pode ter entre 40% e 44%, e Costa, entre 35% e 39%. Os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Vanessa Portugal (PSTU), Adílson Rosa (PCO) e Edilson Nascimento (PTdoB) têm 1% cada um.

Nenhum dos demais candidatos – Professor Luiz Carlos (PSOL) e Fabinho (PCB) – atingiu 1% das intenções de voto. Votos em branco ou nulos somam 4%, e os eleitores indecisos, 13%.
O Datafolha também simulou a possibilidade de segundo turno entre os candidatos Hélio Costa e Antonio Anastasia. Nessa simulação, Anastasia tem 47%, e Costa, 42%.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 22 de setembro. Foram entrevistados 1.974 eleitores em 88 cidades mineiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) sob o número 73576/2010. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

EVENTUAL SEGUNDO TURNO

47% das intenções de voto teria o governador e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB), em simulação de um eventual segundo turno em Minas Gerais, na medição do instituto Datafolha.

42% dos mineiros, segundo pesquisa do Datafolha, confiariam seu voto no candidato ao governo do Estado, que encabeça a coligação Todos Juntos por Minas, Hélio Costa (PMDB)

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 22 de setembro. Foram entrevistados 1.974 eleitores em Minas. O levantamento está registrado no TRE sob o número 73576/2010.