23/02/2011

Aneel altera cálculo de encargo pago por todos os consumidores de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (22) mudanças no cálculo da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que deverão refletir na conta de luz paga por todos os consumidores do país.

No entanto, o impacto financeiro das novas mudanças ainda não foi estimado pela Aneel. Com a nova resolução, a CCC passará a reembolsar às distribuidoras o gasto total com produção de energia para os sistemas isolados, o que inclui, além do combustível usado na geração termelétrica, os custos de compra de energia adicional, de geração própria e de encargos e impostos pagos pelas distribuidoras. Anteriormente, apenas o custo do combustível era incluído na conta da CCC

A CCC é um dos itens que compõem as tarifas de energia elétrica, e é paga por todos os consumidores de energia do país. Os recursos subsidiam a compra dos combustíveis usados na geração de energia por usinas termelétricas para os sistemas isolados, localizados principalmente na Região Norte do país.

Para calcular o valor da CCC deste ano, a Aneel vai fazer uma consulta pública, ainda sem data marcada. Após a consulta, será decidido o custo unitário da CCC por distribuidora que será incluído nos processos de reajuste e revisão tarifária de cada concessionária.

Agência Brasil