05/09/2014

APAE apresenta Projeto Arte e Autodefensoria no UNICERP

Vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico, que tem provocado efeitos visíveis na educação, quando o conhecimento pode ser considerado um dos principais valores dos cidadãos.

Assim, no dia 28/08/14 no Anfiteatro do UNICERP a APAE de Patrocínio e o curso de Pedagogia do UNICERP, em parceria, realizaram o Projeto “Arte e Autodefensoria” e a Exposição de Tecnologia Assistiva, congrega a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema este ano foi “Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos! APAE Brasil: 60 anos fazendo inclusão.”

Uma palestra com o tema “Atuação do Psicólogo e Pedagogo na Educação Especial” proferida pela ex aluna do UNICERP e Pedagoga Jaqueline de Souza Silva e pela Psicóloga Ana Cláudia Rubim de Lima, abrilhantou tecnicamente o evento. Os debates a respeito da Inclusão são notórios em toda Educação Especial, principalmente a partir do novo paradigma que perpassa a formação dos professores. Só uma mudança significativa na aprendizagem de alunos que apresentam deficiências físicas, intelectuais, sensoriais, distúrbios de aprendizagem e múltipla reflete a importância de eventos desta natureza no UNICERP nos cursos de graduação como um todo.

O Hino Nacional em LIBRAS foi apresentado pelos alunos da Escola de Ensino Especial, Educação Profissional e pela Psicóloga Paula Cristina Soares.

O Projeto contou com a participação dos alunos da Educação Infantil, com a apresentação de uma atividade musical; com os alunos da Escola de Ensino Especial que artisticamente desempenharam bem a apresentação de número artístico explorando a dança, a paz e o amor. Os aprendizes do Centro profissionalizante Morada do Sol apresentaram os dons artísticos na volta dos anos 80 contextualizados no ano de 2014.

Os alunos do II Período do Curso de Pedagogia, cursando a disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológico da educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais da Professora Maria das Graças convidaram, visitaram as turmas do UNICERP, conduziram o cerimonial com a logística necessária ao bom desempenho das funções.

Com um pronunciamento verdadeiro, sensível e compromissado com o trabalho educativo a Reitora do UNICERP Ieda Magalhães Martins, prestigiou o evento juntamente ao diretor Edson Rodrigues Júnior, coordenadora Waldirene Aparecida Rosa Melo e Professoras Neuza Maria dos Reis Guimarães, Leide Vânia Duarte Frazão, Maria Nunes Caldeira, Eides Marlene Soares, Jane Aparecida Dornelas e Mariluce Brito.

Foi um sucesso a Exposição de Tecnologia Assistiva, que foi uma reflexão coletiva com o intuito de encontrar estratégias que auxiliem na resolução dos desafios enfrentados de acordo com a cultura, o contexto e as pessoas.

“O saber é o que amplia a vida, permitindo à alma experimentar as mais acentuadas manifestações de felicidade e bem-estar.”