04/12/2009

Aprovado Projeto de Sanarelli que torna obrigatórios Exames Preventivos para Práticas Esportivas nas Escolas Municipais

Foi aprovado em 2ª Votação e Redação Final na Câmara Municipal o Processo de Lei n.º 107/2009, que estabelece a avaliação médica para a realização de educação física nas Escolas da rede Municipal de Ensino. Projeto de autoria do líder de Governo na Câmara Municipal, o vereador Alberto Sanarelli.

Quando sancionado pelo Prefeito Municipal este processo torna-se lei e estabelecerá a avaliação médica de forma obrigatória aos estudantes da rede municipal de ensino que será feita gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os alunos até 12 anos de idade serão examinados por um médico pediatra e os demais por um clínico geral. As avaliações acontecerão nas próprias escolas e os exames preliminares ocorrerão a cada dois anos, sempre no início de cada ano letivo.

De acordo com o vereador autor do projeto “quando for detectado qualquer problema o estudante será encaminhado para exames mais detalhados na Rede Pública de Saúde, buscando assim o tratamento necessário e evitando que se percam vidas subitamente”- finalizou o vice-presidente da Câmara Alberto Sanarelli Júnior.

Esta avaliação médica é consenso entre os médicos especialistas em Medicina Esportiva, que recomendam que todos os praticantes de exercícios físicos, tanto em escolas, academias ou entre amigos façam uma avaliação cardiológica prévia.

Segundo estudos realizados uma pessoa a cada 200 mil, com menos de 35 anos, que praticam atividades físicas tem morrido subitamente, e acima de 35 a incidência é de uma morte a cada 50 mil.