06/02/2011

Associação ambiental lança nesta segunda (07) campanha para recolhimento de óleo de cozinha usado

A Cervivo, Associação Cerrado Vivo para a Conservação da Biodiversidade lança nesta segunda-feira (07.fev), as 16 horas, na nova sede do CRAS Vera Nunes, no Bairro São Benedito, a campanha ‘Óleo de Cozinha Usado – cada gota faz a diferença’.

O objetivo é coletar todo óleo de cozinha usado pelos patrocinenses e, com isso, preservar o Meio Ambiente, ‘despertando nas pessoas uma nova esfera de cooperação, melhoria do crescimento qualitativo dos cidadãos e do meio ambiente que os cercam’, diz a nota assinada pelo presidente da Cervivo, Claudiomiro Silva e da coordenadora técnica do projeto, Fabiane Sebaio Almeida.

A campanha, reconhecida como uma das práticas ecológicas urbanas mais importantes no mundo atual, vai começar com um treinamento dos agentes socioambientalistas na segunda (07) e na terça-feira (08.fev). Logo após os agentes vão sair a campo, com visitas a residências do Bairro São Francisco.

Prejuízos

Dados da Fundação Nacional de Saúde informam que quando jogado diretamente na pia ou no vaso sanitário, além de ir parar diretamente nos rios e nos mares, o óleo pode entupir as tubulações. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água.

A contaminação da água por óleo comestível é um dos fatores que mais encarecem o tratamento da água para o consumo humano.

Se jogado diretamente no solo o óleo comestível usado impermeabiliza o local, impedindo a drenagem da água e contribuindo para as enchentes.

O recolhimento do óleo é duplamente útil ao meio ambiente, pois é usado como matéria-prima para biodiesel, detergente e sabão pastoso e outra porque evita o entupimento da rede de esgoto da cidade.