12/02/2020

Blogueiro terá de pagar R$ 20 mil por erro em notícia

Z|E|N
Leonardo Antônio Lima Dias, o blogueiro Léo Dias, deverá pagar 20 mil a indenização a uma mulher cuja imagem foi usada de maneira equivocada para ilustrar uma notícia em seu blog que falava sobre o relacionamento que o jogador Ronaldinho Gaúcho mantinha simultaneamente com duas companheiras.

Na decisão, a Turma Recursal de Belo Horizonte manteve o entendimento da juíza Bianca Martuche Liberano Calvet, do Juizado Especial Cível de BH, considerando o prejuízo à imagem da autora da ação e o alcance da notícia para aumentar o valor da indenização.

A autora da ação alegou que é casada e tem uma filha e que o blogueiro publicou uma foto em que ela aparece ao lado do jogador identificando-a com o nome de uma das companheiras dele. A atitude causou constrangimentos.

A juíza considerou comprovado que a veiculação da matéria, de forma irresponsável, teve caráter difamatório e que a publicação da notícia no blog e nas redes sociais do jornalista foi capaz de provocar sérios transtornos, abalos morais e instabilidade na reputação e na boa fama da mulher.

A magistrada observou também que a atitude do jornalista violou princípios da ética profissional do jornalismo, como o respeito à privacidade e à dignidade humana.

Além disso, ele falhou em sua dedicação para com a realidade objetiva, pois ficou comprovado que a mulher nunca manteve relação com o jogador de futebol.