13/03/2014

Café | Federação dos Cafeicultores mantém presidente

Durante reunião na manhã dessa quarta-feira (12), os presidentes de Associações e Cooperativas que pertencem à cadeia de produção de cafés do cerrado mineiro, reconduziram por aclamação, o produtor e empresário Francisco Sérgio de Assis na presidência da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

A Assembleia Geral Ordinária foi realizada no Auditório “Aguinaldo José de Lima” da Associação dos Cafeicultores de Patrocínio e Região (ACARPA).

“Estaremos dando continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, objetivando divulgar ao máximo no mercado interno e principalmente externo, a marca café do cerrado, quando já somos conhecidos como maior região produtora de cafés do mundo”, salientou Sérgio. Ele destacou também uma das grandes conquistas da região do cerrado, que possui a primeira e única Denominação de Origem para cafés no Brasil, a Região do Cerrado Mineiro.

No início do ano as lideranças da Região do Cerrado Mineiro estiveram reunidas em um encontro, que discutiu o realinhamento da estratégia de marca “café do Cerrado”, através da empresa Be Consulting responsável pela reestruturação e criação da marca e estratégia da Região do Cerrado Mineiro lançada em 2011.

Na oportunidade, o consultor Paulo Vischi apresentou as mudanças e os valores da nova e importante conquista para a região, “a Denominação de Origem, extremamente apreciado e reconhecido principalmente no mercado internacional”, afirmou Vischi.

Internacional

Acontece entre os dias 24 e 27 de abril em Seattle, estado de Washington, Estados Unidos a maior feira de cafés especiais do mundo, a SCAA Event. Promovida pela Associação Americana de Cafés Especiais, SCAA (sigla em inglês) a feira reúne todos os segmentos ligados a cafés especiais, desde regiões produtoras até baristas e torrefadores.

Durante os 4 dias o mundo do café estará voltado para a feira de Seattle e por isso, a Região do Cerrado Mineiro escolheu este grande evento para realizar o Lançamento Internacional da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro – DOC, primeira e única no Brasil a possuir tal título.

O objetivo é despertar o interesse de torrefadores e todos os membros da cadeia café que trabalham com Origem e alta qualidade, oportunidade em que, a Região do Cerrado Mineiro atuará em diversas frentes no evento. A Federação entende que o mercado mundial de café esta em crescimento e transformação, influenciado diretamente por

consumidores exigentes e conscientes do produto que procuram. A entidade acredita que a Região do Cerrado Mineiro tem potencial, e estão se preparando para novos desafios, e entre eles, o de tornar a Região do Cerrado Mineiro uma referencia mundial em termos de produtores, região e produtos.

(Maisumonline com informações da Federação)