08/02/2011

Café: Preço explode, mas não há estímulo do Governo

No Brasil, o cafeicultor está vendendo muito rapidamente seus estoques, o que pode trazer perda de renda para o produtor. Propostas do Governo não atendem a cafeicultura brasileira descapitalizada.

Para o deputado federal, Carlos Melles, apesar de o ano ser de bianualidade para a produção cafeeira, cerca de 20% mais baixa do que a anterior, a produtividade está garantida, mas falta comprometimento do Governo brasileiro de incentivo e melhoria para a atividade.

Há a expectativa de baixos estoques por pelo menos dois anos pela frente e o Brasil se destaca como abastecedor do mundo, com preços sustentados. A questão do endividamento está longe de ser resolvida e o produtor acumula passivos.

Melles acredita que falta comprometimento no repasse dos ganhos do Governo que adquiriu mais de 1 milhão de sacas no leilão de opções, onde o produtor vendeu a R$ 280,00 sua saca para ser vendida hoje a R$ 450,00. No curto prazo, pelo menos, o setor não enxerga melhoras para o problema crônico da cafeicultura brasileira.

Clique AQUI e assista a entrevista de Carlos Melles.

Assessoria Acarpa