24/07/2014

Candidatos da cidade estão ‘aguardando julgamento’

A Justiça Eleitoral já concedeu registro a 921 candidatos que vão disputar as eleições de outubro.

A informação faz parte do balanço parcial divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base no sistema de candidaturas da Justiça Eleitoral.

Ao todo, o TSE recebeu 24,9 mil pedidos de registro para os cargos de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República.

O prazo para solicitação do registro de candidatura terminou no dia 5 deste mês, e os juízes eleitorais têm 21 de agosto para conceder os registros.

Segundo o levantamento, 194 candidatos foram considerados inaptos e tiveram o registro negado. Os motivos são a falta do preenchimento dos requisitos legais, a rejeição das contas referentes ao período em que ocuparam cargo público ou renúncia à candidatura. Esses candidatos podem recorrer das decisões.

O cargo com mais candidatos inaptos é deputado estadual (105), seguido por deputado federal (65). Dos 11 pedidos de registro para concorrer à Presidência da República nenhum foi julgado pelo TSE, devido ao recesso na corte.

O trio de Patrocínio

Numa breve pesquisa no site DIVULGACAND, o sistema de divulgação de candidaturas do TSE, o internauta pode observar que os três candidatos de Patrocínio com pedido de registro de candidatura – Deiró Marra (estadual), Greyce Elias (federal) e Silas Brasileiro (federal) – ainda estão ‘aguardando julgamento’.

Como se sabe, a entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do Ministério Público Eleitoral, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas e considerar apto a disputar a eleição (ou não!) o candidato.

Na avaliação dos analistas políticos, a campanha aos cargos proporcionais – senador deputado federal e estadual – deverá começar pra valer a partir da segunda quinzena de agosto. ‘O alto valor da campanha deste ano justifica esta medida.’ – dizem.

O único site oficial de campanha que está no ar é o de Deiró. O slogan do candidato é ‘Este trabalha’… Ao que parece, o jingle do parlamentar, que busca sua segunda reeleição, mudou. Pelo menos neste início de campanha, o patrocinense – e os eleitores das cidades onde Deiró tem base eleitoral – não ouvirão mais aquela indefectível melodia, ‘Eu quero Deiró!’

Mas quem conhece Deiró sabe que num piscar de olhos tudo pode mudar…