13/08/2011

Cenas emblemáticas na visita de Anastasia a Patrocínio

Patrocínio recebeu na sexta-feira (12) a visita do governador Antônio Anastasia.

Em passagem rápida pela cidade, inaugurou a segunda perna da ex-avenida Saci, hoje denominada Jorge Elias Abrão, a duplicação da Dom Almir Marques (a conhecida Avenida do Enxó), o anexo da Penitenciária Regional e a sede do CS Paranaíba.

Com as dependências do salão nobre do Catiguá Tênis Clube totalmente tomadas, o governador falou dos investimentos. Elogiou o prefeito Lucas Siqueira pela boa aplicação da verba disponibilizada pelo governo do Estado e se referiu ao deputado Deiró Marra como ‘um gigante’ na busca de recursos em benefício do município.

Anastasia falou sobre a Hemodiálise na Santa Casa de Misericórdia – que será inaugurada em outra data, uma vez que o convênio com o SUS ainda não foi referendado -, afirmando que os investimentos feitos transformaram a instituição de saúde na 5ª melhor do Brasil e, bem ao seu estilo, se referiu com carinho a presença das ‘meninas do Lions Lilia Brandão’

Três movimentos

Mas, porém, todavia, contudo e entretanto, três situações chamaram a atenção do público. A primeira, a presença do empresário, ex-deputado estadual, ex-presidente da ALMG, ex-deputado federal e atual réu no processo do Mensalão, Romeu Ferreira de Queiroz na mesa nobre.

Segundo fontes, a presença de Queiroz dentre as autoridades em destaque foi uma exigência do prefeito Lucas Siqueira, que ainda o tem como ‘o seu deputado estadual’.

No entanto, observadores políticos locais foram unânimes em afirmar que o ato, que objetivava demostrar um possível prestígio, deixou constrangido até o mais fiel adepto do guverno 23.

A segunda, um episódio vivido pelo deputado estadual Deiró Marra. A princípio relegado a uma posição ‘na ponta da mesa’, distante do governador Anastasia por ‘orientação do cerimonial’, Deiró foi movido de lugar por exigência do governador logo no início da cerimônia. O simbólico ato mostrou aos presentes o prestígio do parlamentar patrocinense junto ao governo do Estado.

O terceiro episódio emblemático foi protagonizado pelo próprio deputado Deiró Marra. Durante seu pronunciamento – bastante elogiado até por quem não o admira pessoal e politicamente -, Deiró foi o único a destinar algumas palavras ao ex-prefeito JulElias, citando sua liderança e relembrando o seu trabalho inicial na execução da obra da avenida que naquele momento levava o nome de seu pai.

Deiró aproveitou o momento para cobrar ‘trabalho’ ao deputado federal Marcos Montes, que também estava presente na cerimônia. O parlamentar lembrou que Montes obteve cerca de 4 mil votos em Patrocínio, fruto de sua ligação com JulElias e que, agora, precisa destinar recursos para o município.

A solenidade terminou por volta das 12h. O Governador seguiu para a cidade de Lagamar, onde inaugurou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade da Farmácia de Minas e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).