04/05/2010

CNA divulga nesta quarta-feira o estudo “Quem produz o que no campo; quanto e onde – II”

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulga nesta quarta-feira, cinco de maio, o estudo “Quem produz o que no campo: quanto e onde – II.” O trabalho foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base nos microdados do Censo Agropecuário 2006.

A nova edição atualiza os resultados obtidos na primeira versão do trabalho, publicada em 2004, que teve como base as informações do Censo Agropecuário de 1995/1996. Será possível, portanto, verificar as diferenças entre esses dois momentos da atividade agropecuária brasileira.

“A comparação dos resultados ratifica o retrato sobre quem realmente responde pela produção agropecuária brasileira, o quanto vale e onde é produzida”, explica a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

A publicação, com 190 páginas, traz dados detalhados sobre quantos estabelecimentos rurais são enquadráveis no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e quanto são os não enquadráveis, qual a participação de cada grupo na produção agropecuária. A pesquisa aborda detalhadamente cada tipo de atividade, além de trazer dados regionalizados.

A apresentação do estudo “Quem Produz o que no Campo: Quanto e Onde – II” será realizada pela senadora Kátia Abreu na sede da CNA (SGAN, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo, Brasília – DF) nesta quarta-feira, cinco de maio, às 11h. Após a divulgação do documento será realizada entrevista coletiva, aberta à imprensa.