07/07/2014

Comunidade deve estar atenta aos sintomas da dengue

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Segundo o coordenador da vigilância epidemiológica de Patrocínio, Gilberto Jr., a situação epidemiológica está controlada em todo o município, mas a comunidade deve estar atenta tanto aos sintomas da doença quanto aos procedimentos para se evitar a proliferação do mosquito.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

(Luiz Cabral/Difusora)