12/08/2010

Costa (PMDB) tem vantagem de 20 pontos sobre Anastasia (PSDB)

Se as eleições fossem hoje, o candidato do PMDB ao Governo de Minas, senador licenciado Hélio Costa, venceria com 46,4% das intenções de voto. É o que mostra pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta-feira (11).

A diferença para o segundo colocado, o governador e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB), é de 20 pontos percentuais, pois o tucano aparece com 26,3% da preferência dos eleitores.

O percentual daqueles que estão indecisos, votariam em branco ou anulariam é de 22%. Os candidatos Vanessa Portugal (PSTU) e Edilson Nascimento (PTdoB) apresentam mais de um ponto percentual.

A última pesquisa Sensus foi tema de embate entre as coligações de Costa e Anastasia. Isto porque os tucanos criticaram o fato da pesquisa ser encomendada pela CNT, presidida por Clésio Andrade (PR), aliado do peemedebista.

No último levantamento, Anastasia estava com 21,5% das intenções de voto e Costa com 43,4%. Em pouco menos de um mês, o peemedebista cresceu 3 pontos percentuais e o tucano 4,8. Mas a diferença ainda é grande. Em um eventual segundo turno, o senador seria eleito com 54,9%. O atual governador tem 28,5%.

Na pesquisa divulgada nesta quarta, o instituto também mediu a intenção de voto espontânea, em que não são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos. No levantamento, Costa continua liderando. Foi citado por 23,5% dos eleitores. Já Anastasia tem a preferência de 16,1%. O percentual de indecisos, pessoas que votariam em branco ou anulariam é de 53,1%.

A pesquisa CNT/Sensus foi feita entre os dias 6 e 9 de agosto e ouviu 1.500 pessoas em 53 municípios mineiros. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 59.507/2010.

Hoje em Dia