19/02/2014

Cultura homenageia colônia sírio-libanesa com ‘Noite Árabe’

A Fundação Casa da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu Prof. Hugo Machado da Silveira, realizam no próximo sábado (22) uma noite especial em homenagem a colônia sírio-libanesa patrocinense.

O evento será realizado nas dependências do museu, com apresentações artísticas da Cia de Dança Ritmos – com a professora Rosa Helena Borges Péres e suas alunas.

O objetivo é contar um pouco da história destas famílias que ajudaram a construir Patrocínio, principalmente no setor comercial. Os convites podem ser retirados diretamente no Museu até o dia 21 (sexta-feira). A entrada é franca.

Um pouco de história

Os imigrantes árabes chegaram ao Brasil através do Porto de Santos/SP. Na região, iniciaram seu trabalho em Nova Ponte como mascates, depois seguiram para Iraí de Minas e logo chegaram a Patrocínio, onde constituíram família e se tornaram patrocinenses.

No inicio o trabalho era muito exaustivo, pois trabalhavam mascateando com um baú nas costas, de região em região, de porta em porta, mas logo fixaram residência na cidade.

Logo se estabeleceram em seus próprios negócios. Lojas de tecidos, sapatos, utilidades domésticas, brinquedos, veículos, comercializavam carne salgada, pois ainda não havia energia. Adquiriram vários imóveis, constituíram família e ajudaram na construção da Igreja Santa Luzia. Em Patrocínio, a colônia sírio-libanesa é muito querida, respeitada pois colaborou e ainda colabora decisivamente com o progresso comercial do município.

Noite Árabe
Data: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: 20h
Local: Museu Prof. Hugo Machado

(Com informações da ASSIM/PMP)