01/04/2011

Curso de Pedagogia do Unicerp prepara ação efetiva para cuidar da natureza

O curso de Pedagogia do Unicerp realizou, no dia 22 de março, palestra de abertura do Projeto de Pesquisa “Carta da Terra para as Crianças: da linguagem à ação filosófica”. O palestrante da noite foi o professor Claudomiro da Silva.

A pesquisa tem como objetivo fomentar a educação ambiental em crianças, jovens, adultos e idosos, mas o foco de conscientização são os alunos do primeiro período do curso de Pedagogia.

O projeto é de autoria das professoras mestres, Mariza Rocha e Maria Nunes Caldeira. “A pesquisa objetiva criar condições para a reflexão sobre as questões ecológicas, relativas a teorias, conceitos e comportamentos”, avaliam as autoras.

Pretende-se que a reflexão sobre as questões ecológicas, leve o acadêmico do primeiro período de Pedagogia do Unicerp a:

– conscientizar-se do agravamento das ocorrências dos fenômenos atuais no tocante à intensidade e ao ineditismo das ocorrências e que parte do processo é decorrência da ação predatória do homem, principalmente no século XX.;

– autoperceber-se como agente socioambiental, portanto assumir-se como ator responsável pela minimização dos problemas climáticos no século XXI;

– atuar, profissional e pessoalmente, como multiplicador da consciência ecopedagógica em seu entorno (família, trabalho, lazer, religião, sindicato, clubes de serviço e outros);

– operacionalizar projetos de extensão voltados para a minimização dos problemas acarretadores da intensidade e do ineditismo dos fenômenos climáticos, e dos acarretados por esses mesmos fenômenos climáticos.

As pesquisadoras compartilham a teoria de que o planeta é um ser vivo, logo, em sua condição planetária, sofre com as agressões que recebe seja por meio de agrotóxicos, de lixo, do assassinato de suas águas e seu ar. “Nesse pressuposto de dor e sofrimento, urge realizar ações que se contraponham às citadas, para recuperar a saúde planetária, pos Mãe-Gaia merece respeito e cuidados”, finalizam.

Saiba mais sobre o curso de Pedagogia do Unicerp pelo 3839 -3737 ou pedagogia@unicerp.edu.br .