27/05/2014

Demora | Zona Azul deve entrar em operação até 15/06

Prometido para começar a funcionar no mês de maio, o estacionamento rotativo no hipercentro de Patrocínio deve iniciar seu funcionamento a partir do dia 15 de junho.

A informação é do secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, João Cláudio Vasconcelos.

Em verdade, é verdade, vários contratempos fizeram com que a data de implantação do sistema fosse postergada. A capacitação dos agentes de trânsito que vão trabalhar na Zona Azul, por exemplo, teve início no dia 19 e vai até o dia 30 deste mês.

Num contraponto, a empresa concessionária do serviço – a Expark Xavantes, de Goiânia -, já está finalizando a demarcação das 2.350 vagas no hipercentro, nos locais próximos aos hospitais e grandes comércios. A pintura de solo com numeração de cada vaga e instalação das placas informativas também está sendo feita.

Ao todo, segundo informações oficiais, 125 modernos parquímetros serão espalhados pela área demarcada no centro da cidade.

A cobrança será feita através de talões (vendidos em estabelecimentos credenciados pela operadora) e parquímetros. O valor do serviço será de R$1,20 por hora fechada ou R$ 0,025 por minuto. O tempo máximo de permanência na vaga será de uma hora.

O pagamento através do parquímetro poderá ser feito de 3 formas: moeda, talão e cartão magnético. O usuário poderá efetuar o pagamento por meio de ligação telefônica, e do sistema de smartphones, através do cadastro junto a concessionária e cartão de crédito.

Todas as vagas demarcadas serão tarifadas, mesmo para os Portadores de Necessidades Especiais, idosos e as ocupadas por caçambas e carga e descarga.

A multa para os motoristas que ultrapassarem o tempo de uso da vaga ou não efetuar o correto pagamento será de 57 reais e 4 pontos na carteira. Entretanto, segundo os diretores da empresa, será feita primeiramente uma notificação para o motorista, que terá 48h para efetuar o pagamento no valor aproximado de 15 reais.

(Com informações da ASSIM/PMP)