28/06/2011

Doação da família Constantino possibilita funcionamento do HC

Uma doação de aproximadamente 250 mil reais mensais, advinda da família Constantino vai possibilitar o funcionamento do Hospital do Câncer de Patrocínio a partir da próxima terça-feira, dia 5 de julho.

A informação foi dada na tarde desta terça-feira (28), durante entrevista coletiva com os diretores da instituição, que explicaram que todo o serviço prestado pelo HC será gratuito.

“Como não conseguimos credenciamento pelo SUS, mas nossa estrutura já está praticamente pronta, explicamos a situação a alguns empresários patrocinenses que vão viabilizar um repasse financeiro mensal a entidade para que ela possa iniciar o atendimento, que é gratuito a quem necessitar.” – revelou o empresário João Batista Caixeta, comentando que a família do empresário Nenê Constantino abraçou a causa.

Médicos de plantão

Caixeta informou que a partir da próxima terça-feira (05.jul) dois médicos, sendo um deles oncologista, estarão fazendo plantão no HC, atendendo os pacientes e acompanhando as sessões de quimioterapia, “Será um alento para aqueles que enfrentam longas viagens a Uberlândia e principalmente a Barretos para fazerem essas sessões.” – disse.

De início, devido ao custo operacional, serão atendidos pelo HC apenas pacientes de Patrocínio. Com o tempo e com a possibilidade de que as autoridades de saúde em nível federal se sensibilizem (ou serem sensibilizadas) quanto a necessidade desse credenciamento junto ao SUS, a micro região deverá ser atendida.

Apoio da Santa Casa

O secretário municipal de Saúde, dr Marco Antônio de Castro Alves garantiu que o HC tem toda a estrutura necessária para atender a demanda de pacientes da cidade, inclusive na questão das reações colaterais à quimioterapia.

“Temos toda uma infraestrutura aqui no HC, além do que estamos praticamente dentro da Santa Casa. E o Bartholo (provedor) garantiu que a Santa Casa será parceira do Hospital do Câncer nesta e em outras questões.” – sintetizou.

Ao final da entrevista o médico Ocacyr de Siqueira fez uso da palavra para elencar e agradecer as pessoas, instituições, entidades e lideranças políticas que colaboram com a causa, que neste dia 24 de abril comemorou 9 anos.

O Hospital do Câncer de Patrocínio funciona no andar térreo da Santa Casa de Misericórdia, com acesso é pela Avenida João Alves do Nascimento.