03/11/2010

Educação: UNICERP inova com o Projeto Xadrez em Guimarânia

Está sendo um sucesso a parceira entre o UNICERP através do curso de Matemática e a Prefeitura Municipal de Guimarânia através do “Projeto Xadrez”, coordenado pelo professor e coordenador do curso, José Ferreira Nunes, que ministrou aulas teóricas e práticas de xadrez, para professores da rede municipal e convidados de outras escolas.

A professora idealizadora do projeto, Érika Maria de Souza Vissoci, ministrou a aula inaugural em maio deste ano, ficando as demais aulas a cargo do coordenador, contando com o auxílio dos alunos e ex-alunos do curso de Matemática.

O XADREZ

O xadrez é uma grande ferramenta para o aprendizado doa alunos. O projeto do UNICERP em parceria com a SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guimarânia realiza o projeto “Jogos que Educam” que objetiva introduzir o lúdico no trabalho pedagógico visando aguçar a memória, o raciocínio lógico, possibilitando estratégias na resolução de problemas, além de trabalhar a disciplina e diversos elementos cognitivos.

Uma das modalidades do projeto é o jogo de xadrez. O coordenador, professores e estagiários do curso de Matemática têm se deslocado até aquela cidade e feito um excelente trabalho, capacitando os professores da rede municipal.

Os encontros são semanais e os professores cursistas estão satisfeitos com a capacitação, demonstrando motivação, interesse e necessidade em buscar novas estratégias pedagógicas para enriquecer o processo ensino e aprendizagem.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura de Guimarânia, Profa. Valci Aparecida Xavier Guimarães o trabalho do curso de Matemática tem contribuído muito com a Educação, levando às escolas novas possibilidades de desenvolver o processo do ensino de Matemática, desmistificando-o e tornando-o agradável, facilitando assim, a aprendizagem. “Parabéns a todos do curso de Matemática pelo brilhante trabalho”, cumprimenta a secretária.

TORNEIO

O coordenador do projeto tem como meta que todos os professores participantes estejam aptos a levar o xadrez no ano de 2011 para a sala de aula, como uma nova prática pedagógica. O encerramento dessa primeira etapa será com um torneio entre os professores cursistas que irá acontecer no mês de dezembro.

COLABORAÇÃO

Pela participação neste projeto, o coordenador agradece aos alunos: Chirley de Lima Ferreira, Letícia Aparecida Fróis, Adriana Lemos Vieira, Ana Luíza de Oliveira e Régis Fernando Gama.