25/07/2011

Em 5 meses, vereadores gastam quase 50 mil em diárias; Cláudio é o campeão do semestre

No ar desde o mês de abril, o ‘Portal da Transparência’ da Câmara Municipal oferece ao leitor/internauta a oprtunidade de acompanhar, pari passu, in totum, a divulgação das receitas e das despesas da Egrégia e Augusta Casa de Leis. A publicação on line atende a Lei Complementar nº. 131/2009.

No quesito ‘despesas orçamentárias’ se insere um dado interessante que merece atenção… O pagamento das famosas e populares ‘diárias’ aos vereadores e/ou também aos seus assessores.

As diárias servem de suporte financeiro oficial para que os edis ou seus representantes (assessores*) possam ‘participar de eventos, cursos e/ou tratar de reivindicações de interesse do município junto a lideranças estaduais/federais’. Atualmente o valor das diárias na Câmara Municipal é de 439,20 por dia.

O salário percebido por cada um dos 10 vereadores é de mais de R$ 5.500,00. O reajuste, que aconteceu durante a 4ª ordinária deste ano, realizada em 15 de março, teve como base o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor, acumulado em 2009 e 2010.

Tabela demonstrativa

Através de um breve levantamento, vislumbrando o link disponibilizado no alto, a esquerda, no site oficial da Egrégia e Augusta Casa de Leis, é possível saber o quanto ganhou e onde gastou cada um dos sete entre dez vereadores em diárias nos meses de fevereiro, março e abril.

O edil que mais gastou com diárias neste primeiro semestre na Casa de Leis foi Cláudio Alcântara. O gabinete do edil do PRB só não fez uso das diárias em janeiro. No total acumulado de fevereiro a junho, o gasto de Alcântara e de seus assessores com viagens atingiu a bagatela de quase 12 mil reais.

O segundo lugar é ocupado pelo vereador José Roberto dos Santos, o Salitre e o terceiro lugar por Cássio Remis, ambos com um gasto de quase 8 mil reais. É necessário registrar que, em alguns casos – os marcados com asterisco(*) – a ‘diária’ não foi disponibilizada diretamente ao vereador e sim a seus assessores.

Os números poderão ser vislumbrados na tabela disponibilizada abaixo. Clique na imagem para visualizar melhor.