04/12/2009

Emater comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural

O dia 6 de dezembro é uma data especial para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Além de completar 61 anos de fundação, a empresa pública mineira comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, com a expectativa de ver aprovada nos próximos dias, pelo Senado, a chamada Lei de Ater.

O Projeto de Lei 219/2009 vai instituir a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).

Os serviços de assistência técnica e extensão rural estão presentes em 5.320 municípios brasileiros, com mais de 25 mil profissionais. Em Minas Gerais, os números também confirmam e justificam ter no calendário uma data dedicada a reverenciar os profissionais do setor.

Afinal, são 2.700 extensionistas rurais no estado, exercendo diversas atividades para atender um público de 400 mil agricultores familiares em mais de 800 municípios. Para o ano agrícola 2009/2010, a meta é alcançar 440 mil agricultores familiares. A previsão para o atendimento total, que inclui médios e grandes agricultores, é de 500 mil.