24/04/2011

Estado investe R$ 47,8 milhões na construção de prédios escolares

Minas Gerais garante mais um investimento para melhorar a rede física de suas escolas estaduais.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) liberou um recurso de R$ 47,8 milhões para a construção de 15 novos prédios escolares em todas as regiões do Estado.

Leia também Deiró Marra consegue liberação da Licitação para construção da Escola no Bairro Enéias Aguiar

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) já autorizou a abertura do processo licitatório para selecionar as empresas que vão executar as obras. A previsão é de que as novas unidades beneficiem pelo menos 9 mil estudantes.

As escolas serão construídas em 13 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado e atenderão a estudantes de diferentes faixas de escolaridade, desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o constante investimento na rede física das escolas visa garantir um espaço adequado para o desenvolvimento dos estudantes.

A secretária também destacou a importância da parceria com a Setop e a presteza com que o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, vem atendendo às demandas da SEE.

Os novos prédios serão construídos nas SREs de Barbacena, Coronel Fabriciano, Guanhães, Januária, Janaúba, Metropolitana B, Montes Claros, Ouro Preto, Patos de Minas, Patrocínio, Ponte Nova, Sete Lagoas e Varginha. Eles vão atender a demandas regionais.

Padrão construtivo

As unidades escolares construídas via Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), autarquia ligada à Setop, seguem um padrão para garantir a melhor acomodação possível dos estudantes.

O projeto obedece a normas técnicas, visa ao conforto térmico e acústico, segue normas de acessibilidade e os espaços são dimensionados de acordo com a quantidade de alunos a serem atendidos. Os projetos do Deop-MG costumam variar, em média, de quatro a 16 salas de aula.

O processo de licitação para a construção das escolas deverá ter início no primeiro semestre de 2011 e os editais estarão disponíveis no site do Deop-MG até o final do mês de maio. A previsão é de que o processo licitatório seja concluído no segundo semestre.

Agência Minas