01/10/2011

Filiações e mudanças de partido atiça briga pela prefeitura em 2012

Com o findar do mês de setembro termina também o prazo para mudanças de partidos e filiações visando as eleições de 2012.

Em Patrocínio a movimentação nos bastidores foi intensa. Caciques e pagés da política rangeliana foram as ruas e usaram de todas as estratégias para aglomerar sob suas asas o maior número de filiados possíveis.

Partidos pequenos e médios (e até alguns grandes) perderam filiados de peso para agremiações partidárias ligadas ao guverno 23. Com o poder administrativo nas mãos, amplia-se assustadoramente a capacidade de pressão, barganha e negociação.

Tal e qual aconteceu pouco antes das eleições de 2010, quando o guverno 23 tinha por obrigação ‘resgatar o prestígio político de Romeu Queiroz’, empregos foram gerados e vagas abertas onde antes não se cabia mais ninguém.

Os novos agregados do guverno 23 estão recebendo cifras respeitáveis. E o melhor… Sem ter que passar pelo rigoroso crivo de um Concurso Público!

PSB

O PSB, partido de Romeu Ferreira de Queiroz, mudou sua comissão provisória. A presidência está agora com o chefe de gabinete do guverno 23, Eduardo Arantes. Raposa velha e arguta na maquiavélica arte das pressões, composições e manipulações, Arantes tem como seu vice Ronaldo Queiroz, o Bezerrão.

O sub-secretário de Esportes & Lazer Christiano Romão e o secretário de Obras Públicas Helton Borges, o ‘elástico’ Tim, assumiram, respectivamente, os cargos de secretário e tesoureiro. Com a estrutura do guverno 23 a tiracolo, a tendência é a de que o PSB lance chapa completa nestas próximas eleições.

PTN

O PTN também está com uma nova comissão provisória. Apesar da publicação ainda não estar disponível no site do TSE, sabe-se que o novo presidente dessa agremiação partidária é o empresário e produtor rural Guilherme Almeida Queiroz.

Afastado da política local desde que deixou a presidência da Casa de Leis, há mais de uma década, ao que parece dr Guilherme volta com novas perspectivas e com uma visão mais abrangente para o embate do ano que vem.

PSD

Em Patrocínio, o PSD, partido nacionalmente presidido pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, deverá ficar sob o comando do grupo capitaneado pelo ex-prefeito JulElias. Segundo fontes, o PSD rangeliano será presidido pelo empresário e produtor rural Rubens Rocha Machado.

Em ato continuo, com a ida do deputado federal Marcos Montes para o PSD, tudo indica que JulElias perderá o comando do DEM em Patrocínio. A sigla, que ‘a nível’ estadual volta para as mãos do deputado João Bittar, deverá ser entregue para lideranças ligadas ao ex-prefeito Betinho, mormente seu filho mais velho, Rafael Velloso Nascimento.