22/08/2014

Lanches da Santa Luzia terão que seguir normas, diz secretário

O secretário municipal de Cultura, Sebastião Guimarães Cortes, voltou a falar oficialmente sobre a retirada dos trailers de lanches estacionados no entorno da Praça Santa Luzia.

De início, a informação publicada pelo MAISUMONLINE.com.br dava conta de que os lanches seriam retirados por estarem ocupando espaço destinado ao ‘Estacionamento Rotativo’, de responsabilidade da Expark Xavante.

Mas agora, devido a entrada no circuito de diversas secretarias do governo Lucas e Betinho, tudo leva a crer que o desgastante desgaste ficou mesmo para o desgastado Governo 23.

Modernização da Praça

Em entrevista ao Sistema Difusora de Rádio, Sebastião Guimarães – que no passado foi proprietário de um lanche na Santa Luzia, e por isso sabe das mazelas e dos meandros que envolvem este tipo de comércio – reafirmou que a readequação dos lanches atualmente instalados na Praça está dentro do projeto de modernização da Praça e da Fonte Luminosa.

Além da secretaria municipal de Cultura, este processo vai passar pelo crivo das secretarias de Urbanismo; Trânsito e Segurança; Fazenda e pela secretaria de Saúde (vigilância sanitária), pois os trailers deverão cumprir a risca ‘algumas normas’ pré-estabelecidas por cada secretaria.

‘Espaço Gourmet’

Tião contou que dentro do projeto de revitalização da Praça Santa Luzia será criado aos finais de semana um ‘espaço gourmet’ com o fechamento da segunda pista da Avenida Rui Barbosa – sentido Banco Itaú/Loja Girassol -, fazendo com que as mesas e as cadeiras sejam colocadas nas ruas, deixando a praça mais livre para o pedestre.

“Sabemos que a população gosta de vir até a praça e utilizar o serviço destes lanches. Eu já conversei particularmente com vários proprietários e reafirmei que a nossa intenção é padronizar. Nada será feito com truculência e o mais importante, respeitando os direitos dos comerciantes ali instalados a longos anos.” – garantiu.