04/09/2014

Lideranças locais se dividem no apoio de vários candidatos

O distrito de San Juan de la Sierra Negrita é tido, havido e considerado uma das localidades mais importantes do contexto eleitoral/eleitoreiro da paroquiana e paroquial paróquia rangeliana.

Habitado por uma miríade de lideranças ligadas a diversas facções políticas locais, a localidade não ficou de fora do fenômeno de diluição de apoios a diversos candidatos de coligações antagônicas e de cidadanias diferentes.

Exemplos

Liderança inconteste no distrito de San Juan de la Sierra Negrita, o ex-vereador João do Mané – a quem o saudoso ‘Edição Extra’ apelidou carinhosamente de John of the Manéll -, é homem de confiança do vice-prefeito Betinho naquela localidade.

John of ocupa cargo de confiança da administração municipal. É responsável pelo funcionamento da estação de tratamento de água do Daepa naquele distrito. É o homem que abre (e que fecha) as torneiras.

Atendendo determinação de Betinho, John of the Manéll adesivou carro, faz campanha e pede votos para os patenses Elmiro Nascimento (deputado federal) e Béia Savassi (deputada estadual). Ambos são primos de Betinho.

Também liderança em San Juan de la Sierra Negrita, o vereador Joel de Carvalho explicitou nestas eleições um apoio ‘caseiro’ e se dedica aos seus candidatos: Silas Brasileiro (deputado federal) e Deiró Marra (estadual).

Já o irmão de Joel, Israel Pinheiro, apoia Deiró Marra a estadual, mas não aderiu a ‘dobradinha’ com Silas Brasileiro. Em SJSN, Pinheiro pede votos para o candidato a deputado federal Renato Andrade.

Composições

Assim, aos poucos, Patrocínio – cidade e zona rural – vem assistindo o crescimento de composições de toda sorte que abrigam (e atendem) a diversos interesses políticos/eleitorais/eleitoreiros que abundam na terra rangeliana.

E o fenômeno da ‘votação combinada’ em candidatos com ou sem nenhuma ligação entre eles vai se proliferando com dobradinhas ‘não oficiais’ que, graças ao criativo imaginário popular, vai ganhando apelidos como Greyceiró (Greyce + Deiró); Boscobé (Bosco + Tibé); Pablilas (Pablito + Silas); Deirondrade (Deiró + Renato Andrade); Elmiró (Elmiro Nascimento + Deiró); Pableyce (Pablito + Greyce); Lerinbé (Lerin + Tibé); Deirontes (Deiró + Marcos Montes) e tantas outras.

Vai ser ‘osso’ esperar até o dia 5 de outubro…