04/09/2014

Meninas de 11 a 13 anos devem tomar a vacina contra o HPV

Começou nessa segunda (01) a aplicação em todo o Estado a segunda dose da vacina contra o HPV. A imunização é direcionada às meninas que já receberam a primeira dose no início do ano. A ação é feita, em sua maioria, nas escolas particulares, públicas e nas unidades de saúde como estratégia para contemplar pelos menos 80% do público-alvo.

A iniciativa de ir até as unidades de ensino da cidade, garante às meninas que já receberam a primeira dose a segunda aplicação, fundamental para sua proteção até a aplicação da terceira dose, daqui a cinco anos. As adolescentes de 11 a menores de 14 anos de idade que ainda não tomaram a primeira dose terão a oportunidade de recebê-la.

De acordo com a coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, Flávia Cristina Silva, a orientação é que, em caso de dúvida, pais ou adolescentes procurem informação na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Pais que não quiserem que as adolescentes sejam imunizadas nas instituições de ensino terão de assinar um termo de recusa. Trata-se de um documento padrão e distribuído anteriormente à ação nas escolas. Já nas unidades de saúde, não há necessidade de autorização ou de acompanhamento dos pais ou responsáveis.

(Luiz Cabral/Difusora)