25/04/2009

Minas vacina 400 mil pessoas no Dia D contra a gripe

Cerca de 400 mil pessoas foram vacinadas neste sábado, 25/04, no Dia Nacional de Vacinação em Idosos Contra a Gripe, de acordo com dados parciais do DATASUS (http://pni.datasus.gov.br/).

Minas Gerais deverá imunizar, até o dia 8 de maio, no mínimo 80% da população a partir dos 60 anos de idade, o que equivale a mais de 1,7 milhão de pessoas. Segundo autoridades da área de saúde em MG, nas últimas décadas, a imunização anual contra Influenza tem sido a principal medida para a redução da morbi-mortalidade relacionada à doença.

O principal benefício da vacina é a diminuição de cerca de 30% da incidência de internações por complicações ligadas à gripe como pneumonia. Os números reforçam a importância da vacinação para prevenir agravos que interferem no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos. A informação é da secretaria de Estado da Saúde.

A gripe é altamente contagiosa. Ela acomete o trato respiratório e sua ocorrência se observa em maior intensidade no final do outono e durante o inverno. Estima-se que 600 milhões de pessoas por ano apresentam episódios da doença, por que ela se dissemina rapidamente, sendo responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade como recém-nascidos, grávidas, idosos e pessoas com doenças cardíacas e pulmonares.

Diferente de um resfriado comum, a gripe pode levar a complicações clínicas sérias. As mais freqüentes são a pneumonia, a exacerbação de doenças crônicas e, até o óbito.

Em Patrocínio, o resultado da campanha de vacinação contra a gripe, que contou com vários ‘garotos’ propagandas, dentre eles o dr. Walter Pereira Nunes, deverá ser conhecido na segunda-feira (27)