21/08/2009

Minas vai capacitar professores em educação de trânsito

BELO HORIZONTE – A partir de setembro, dois mil professores do ensino fundamental em Minas Gerais começam a participar de um curso à distância para capacitação em Educação para o Trânsito. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (20), pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), João Fleury, durante o seminário e workshop “Segurança Viária – o Desafio da Redução dos Acidentes Rodoviários em Minas Gerais”.

Segundo Fleury, o processo de capacitação de professores contribuirá para a conscientização dos cidadãos mineiros, com relação ao trânsito de pessoas, veículos e cargas. Por meio do treinamento das crianças nas escolas, será disseminado o conhecimento entre toda a sociedade, melhorando, assim, a segurança nas estradas, fato que é prioridade do Governo do Estado.

O conteúdo do treinamento é inovador e está em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da Portaria nº 147, de 2 de junho de 2009, que estabelece as diretrizes nacionais da educação para o trânsito na pré-escola e no ensino fundamental.

A capacitação, que será estruturada em módulos, será realizada em 50 dias, o que equivale a uma carga horária presencial de 40 horas. Ao final de cada módulo o professor será submetido a avaliações. As dúvidas poderão ser sanadas numa sala de bate papos ou por meio de um tutor que cuidará de cada pessoa. Esse tutor também terá o papel de acompanhar as atividades do professor, inclusive, com relação à ausência prolongada no acesso do treinamento.

Um dos primeiros módulos do curso será a história dos deslocamentos, os problemas atuais, os reflexos sobre o meio ambiente, a convivência harmoniosa entre pessoas e veículos.
Agência Minas