19/02/2009

MÔNICA NUNES ESCREVE ‘MOÇÃO DE APLAUSO SILVA’

Enquanto alguns querem presentear seus filhos com bens materiais ele não quer nada mais do que conseguir que seu filho cumpra a pena designada pela Justiça no regime semi aberto.
Já se passaram quatro anos desde que seu filho cometeu delito, foi julgado, cumpriu pena e conseguiu o semi aberto. Mas este pai questionava:
“Por que não consigo tirar meu filho de lá ? Já procurei a Juíza muita atenciosa comigo me tratou com respeito, pediu para ter paciência “ .Ele já tem a carta de emprego “Mas o que ele fez, questiono.
Vem a resposta
“Andou em más companhias praticou roubo,tentei trazê-lo para perto de mim, não freqüentou a escola… Tarde demais ele já estava condenado, è triste ver seu filho ali naquele lugar …”
Como tantos outros jovens crescem a deriva da sorte ,de migalhas sociais ,são seduzidos pelas facilidades da rua ,perdem a identidade…
A aflição deste pai é a esperança de poder ainda “salvar “ seu filho…afirma várias vezes que tentou evitar que seu filho seguisse esse caminho…”e agora quem vai dar trabalho para ele ?Estou querendo ir embora. ..para um lugar que ninguém conheça “
Como Morte e Vida Severina: “Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima, a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,a de querer arrancar
alguns roçado da cinza.”
Silva * não tem somente um filho… Mas sete… É o retrato da família tão lembrada pelo programas sociais, tão requisitada nas eleições e esquecida posteriormente Chegou aqui para ‘panhar’ café e ficou …” Só tenho meus braços para ganhar o sustento da minha família e Deus para me abençoar “
Como Silva muitos aqui chegaram, venderam a força de seu trabalho, passaram por triagens,” julgam” ser tão pobres que não podem ter direito a nada …só o direito de esperar. Não vivem mas sobrevivem , não têm INSS ,não têm casa própria , não têm carteira de trabalho, não têm dinheiro para conta de energia …Mas “ DEUS é muito bom por que sou bom de saúde “,conforma .
Silva cuidando dos jardins mal sabe que a demora para execução dos programas de Governo fere mais do que os espinhos das rosas …Esta semana Silva chegou diferente ,seus olhos brilhavam…”Vim aqui te contar que meu filho está na APAC …”
Emocionei-me com este pai… Meio caminho andado …È Silva você sim merece uma Moção de Aplauso ! Seu amor de pai não deixou desistir …por questão de sobrevivência você afastou se de seu filho para ganhar o pão de cada dia mas, por que questão de paciência e fé
você vai poder reencontra lo …no amor fraternal.
(*Silva é nome fictício )
Mônica Nunes