15/12/2010

Órgãos ambientais de Minas Gerais inauguram sede única no Triângulo Mineiro

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) inaugurou, nesta terça-feira (14), em Uberlândia, a Sede Regional Triângulo.

O espaço reunirá a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram), o Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Núcleo Regional do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

A nova sede, situada na praça Tuval Vilela, no Centro de Uberlândia, recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão na reforma dos três primeiros andares do prédio, que serão ocupados pelos órgãos ambientais.

O edifício possuirá um espaço multiuso que pode acomodar até 100 pessoas. Ele será utilizado, entre outras atividades, para receber as reuniões da Unidade Regional Colegiada Triângulo e Alto Paranaíba do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Serviços

A partir de fevereiro de 2011, cerca de 100 funcionários dos órgãos ambientais de Minas Gerais realizarão suas atividades no local. A proposta do Sisema é de centralização dos regionais em uma sede única para proporcionar maior rapidez no atendimento às demandas, melhorando a qualidade dos serviços prestados. Juntos, a Supram, o Regional IEF e o Núcleo do Igam atendem cerca de 70 municípios da região.

A Supram é responsável pelo recebimento e análise dos processos de regularização ambiental de empreendimentos. A unidade funciona como suporte técnico e administrativo para a Unidade Regional Colegiada Triângulo e Alto Paranaíba do Copam.

O Escritório Regional Triângulo é a unidade do IEF que coordena as atividades de planejamento, fiscalização e monitoramento da cobertura vegetal na região. Na unidade, o cidadão tem acesso a serviços como solicitação de autorizações para Intervenção Ambiental e registro de reserva legal. O Regional coordena o trabalho realizado por quatro Núcleos Operacionais, uma Agência Especial e 12 Agências de Atendimento, além de servir de apoio à unidade de conservação localizada na região, o Parque Estadual de Pau Furado

O Núcleo do Igam realizará os trabalhos de fiscalização e outorga, além de oferecer apoio às atividades dos Comitês de Bacia Hidrográfica localizados na região que planejam o uso sustentável dos recursos hídricos. Dos 36 comitês de bacias instalados em Minas Gerais, quatro estão localizados na área de trabalho da nova sede regional: Afluentes Mineiros do Alto e do Baixo Paranaíba, rio Araguari e afluentes do Baixo Rio Grande.

Agência Minas