24/06/2014

Parceria educacional fomenta pesquisa no Unicerp

O Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) recebeu a visita dos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade de Franca (PG Ciências UNIFRAN), os professores Dr. Sérgio Ricardo Ambrósio (coordenador) e Dr. Rodrigo Cassio Sola Veneziani (vice-coordenador).

A visita teve como objetivo conhecer a estrutura física e os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Unicerp que estão relacionados às áreas do Programa para aprimorar e estreitar a parceria em pesquisa entre estas duas instituições.

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Unifran atende a uma demanda de profissionais das diversas áreas das Ciências. Os cursos são oferecidos a níveis de mestrado e doutorado, ambos com conceito 5 em avaliações da CAPES. Atualmente o programa possui vários de seus alunos fora do país fazendo doutorado sanduíche por meio do apoio da CAPES, CNPq e FAPESP. O corpo docente conta com professores doutores, que desenvolvem projetos apoiados por agências de fomento, como FAPESP, CNPq e CAPES e pela própria instituição.

Os professores relataram que a parceria dos pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências com Unicerp já acontece há um bom tempo, através dos trabalhos desenvolvidos pelo professor Dr. Wagner Antonio Bernardes bem como dos professores e alunos egressos do Unicerp que estão cursando ou concluíram mestrado ou doutorado na Unifran.

A ideia é que esta parceria evolua ainda mais de modo a criar, futuramente, uma espécie de polo, onde os alunos e os professores do Unicerp matriculados no mestrado ou doutorado em Ciências, coordenados pelo professor Dr. Wagner Bernardes, poderão desenvolver parte de suas pesquisas no Unicerp. A parceria irá também alavancar a produção científica da instituição, pois os artigos científicos produzidos a partir das pesquisas serão publicados em conjunto nos principais periódicos científicos de abrangência nacional e internacional.

“O Unicerp está de parabéns pela estrutura. É uma instituição de qualidade e tem todas as condições de receber o polo de pesquisa em ciências no campus”, avaliou o professor Dr. Sérgio Ricardo.

Para o professor Dr. Rodrigo Veneziani as histórias do Unicerp e Unifran são parecidas. Ele considera a parceria consolidada. “A Unifran começou a fazer pesquisa em parceria com outras instituições em 2003. A instituição foi crescendo e hoje é uma Universidade de respeito que oferece programas de Mestrado e Doutorado, mas tudo surgiu de uma parceria como a que estamos fomentando com o Unicerp”.

Iêda Pereira de Magalhães Martins acredita que a parceria pode fomentar o grande sonho que é oferecer programas de Mestrado e Doutorado no Centro Universitário. “Esse polo com a Unifran abre a possibilidade de oferecermos cursos de Mestrado e Doutorado futuramente. Acreditamos que em breve estaremos oferecendo mais essa modalidade de estudos no Unicerp”.

O professor Dr. Wagner Bernardes, responsável pelo programa de Iniciação Científica do Unicerp, analisa a parceria: “Ao consolidar este polo teremos a colaboração dos professores do programa e a estrutura de pesquisa da Unifran, propiciando o aprimoramento dos nossos trabalhos de pesquisa e a implantação do programa de iniciação científica”.