22/03/2011

Patos de Minas é a 3ª cidade do país com maior volume de chuva no verão

Levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostrou que Patos de Minas foi a 3ª cidade do país com maior volume de chuvas nos meses de Dezembro e Janeiro.

O município só ficou atrás de Resende no Rio de Janeiro, que ficou em primeiro lugar, e de Canarana no Mato Grosso, que ocupou a segunda posição. As três primeiras colocadas tiveram um volume de chuva superior a 890 mm nesses dois meses.

De acordo com o Inmet, choveu em Patos de Minas 891,4 milímetros de chuva em apenas dois meses. Foram 493,1 mm em Dezembro e 398,3 mm em Janeiro. Muito acima da média de outros anos, quando o município recebeu 300,4 mm em Dezembro e 253,2 mm para Janeiro.

De acordo com o Instituto, os números mostram que Patos de Minas recebeu 891,4 litros de água por metro quadrado nos meses de Dezembro e Janeiro.

A população ribeirinha da Terra do Milho vem sofrendo as consequências de tanta água. Esta semana o Rio Paranaíba ultrapassou a marca de 8,80 metros acima do nível normal e transbordou.

A Defesa Civil já começou a retirar moradores das áreas de alagamento. Os desalojados estão sendo levados para as casas de parentes e para as sedes de Associações de Moradores.

Com informações do Patos Hoje