15/06/2010

Patrocínio recebe o Ministério Público Itinerante no dia 16

O Projeto Ministério Público Itinerante, uma realização da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais (ABO-MG), em parceria com o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), está essa semana na região do Alto Paranaíba, onde realizará atendimentos nas cidades de Araxá (14/06), Patrocínio (16/06) e Patos de Minas (18/06). Em Patrocínio, o MPI atenderá na Praça Santa Luzia, das 9 às 17 horas.

O Objetivo do projeto é levar os promotores de Justiça e a Ouvidoria ao município, buscando um contato mais próximo aos cidadãos, apresentando-lhes os serviços e como atua o Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a forma de defender aqueles direitos que por algum motivo lhes forem negados.

A carreta do MP Itinerante ficará localizada em pontos centrais das cidades, com atendimentos sempre das 9h às 17h. Serão oferecidos inúmeros serviços à população, entre eles orientação jurídica nas salas de atendimento, buscando soluções mais ágeis para resolver conflitos, ações de cidadania com palestras voltadas para direito do consumidor e à saúde na tenda de apoio, além de medição de pressão arterial e glicose.

O PROCON Estadual também estará presente, defendo os direitos do consumidor e auxiliando a população. Outra ação desempenhada pelo MP Itinerante neste projeto é o encaminhamento de pedidos de providência relacionados à área da Saúde, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde).

Todo o trabalho é realizado em parceria com as comarcas e promotores das cidades e região, que também participarão dos atendimentos e darão continuidade às ações após a partida da carreta. Atividades também serão articuladas com as prefeituras, escolas públicas, particulares e Universidades.

O Ministério Público Itinerante teve início no dia 12 de maio, na cidade de Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, e percorrerá cerca de 40 cidades mineiras até setembro. Até agora já foram 14 cidades visitadas em 4 regiões do Estado, somando cerca de 10 mil atendimentos.