07/10/2008

PLACA DA SALA DE IMPRENSA DA CÂMARA VOLTA AO SEU LUGAR

Na manhã de segunda-feira, 6, este editor foi surpreendido pela fixação da placa inaugurativa da sala de imprensa da Câmara Municipal, nominada ‘Sala de Imprensa Jornalista Sebastião Eloi dos Santos” em seu devido lugar.

A iniciativa foi dos profissionais responsáveis pelo setor, Frederico Bernardes, Alexandre Costa, Sônia Lopes e Marcelino Araújo, que acharam a ‘dita-cuja’ esquecida, abandonada, recostada num canto qualquer do depósito da Casa de Leis rangeliana. Após a descoberta, resolveram afixá-la no local.

A sala de imprensa ‘Sebastião Eloi dos Santos’ foi inaugurada em meados de 1993, pelo então presidente da Casa, dr. José Rodrigues de Souza (assassinado em maio de 2007 por um ex-funcionário da prefeitura que tentava aposentadoria por invalidez). Na época, presidia a API o radialista Luiz Antônio Costa.

Sebastião Eloi é tido, havido, reconhecido e respeitado como um dos ícones da imprensa local. Ele editou, solitariamente, por 50 anos o jornal ‘Gazeta de Patrocínio’, um dos baluartes da comunicação local. Por sua luta em benefício de Patrocínio, seu idealismo e suas idéias libertárias, o Tião é até hoje lembrado com saudades por todos que fazem da imprensa séria um referencial!