07/07/2009

Polícia Militar lança concurso para admissão em curso técnico

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anuncia o lançamento de concurso público para admissão no Curso Técnico em Segurança Pública do quadro de Praças Especialistas (QPE), para o ano de 2010. As vagas são para as categorias de Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Comunicações e Músicos (CTPS).

O curso visa preencher vagas destinadas às categorias de Auxiliar de Comunicações, Músicos e Auxiliar de Saúde (especialidades de auxiliar de farmácia, técnico em higiene dental/auxiliar de consultório dentário, técnico de enfermagem e técnico em patologia clínica), observadas as disposições constitucionais referentes ao assunto, bem como os termos da Lei nº 5.301, de 16/10/1969 e suas alterações, Resolução Conjunta nº 3692, de19/11/2002, legislação complementar pertinente ao assunto e, em particular, as normas estabelecidas em edital.

O concurso pretende selecionar profissionais capacitados e habilitados para o exercício de funções em atividades específicas, sendo oferecidas 100 (cem) vagas, para ambos os sexos, para as categorias já citadas. Tem como objetivo a formação do Soldado de 1ª classe do QPE, dando-lhe condições para o exercício de sua função específica, bem como para o exercício da atividade-fim da Corporação, na qual poderá ser aproveitado em situações especiais ou extraordinárias.

O candidato aprovado em todas as fases do concurso e classificado dentro do limite de vagas, conforme a categoria/especialidade/instrumento/localidade de opção, será, depois de deferida sua matrícula, incluído na PMMG, na graduação de soldado de 2ª classe e terá direito, durante o período de curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

O curso terá duração de 6 meses em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas e nos finais de semana e será realizado no Centro de Ensino Técnico (CET) da Academia de Polícia Militar (APM), bairro Prado, em Belo Horizonte.

O concurso será regido por este edital e gerenciado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), através do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PMMG. Concluído com aproveitamento o CTSP/QPE e satisfeitas as exigências legais, o Soldado de 2ª classe será promovido a Soldado de 1ª classe do QPE. No decorrer da carreira a movimentação do soldado do QPE será regulada pela Lei 5.301, de 16/10/1969 e pelas normas da Corporação. Não haverá reserva de vagas para os portadores de necessidades especiais, tendo em vista a natureza do cargo.

Inscrições
Antes de providenciar sua inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche ou preencherá todos os requisitos exigidos para ingresso na Polícia Militar, previstos no edital, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da sua inscrição e participação no concurso.

As inscrições serão feitas via Internet, através do site www.pmmg.mg.gov.br/crs, no período de 31/08 a 17/09/2009.