10/06/2011

Prazo de inscrições para o Enem termina nesta sexta (10)

Termina nesta sexta-feira (10) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas podem ser feitas apenas pela internet e o valor é R$ 35.

Estudantes de escolas públicas que irão concluir o ensino médio em 2011 ou declaradamente carentes estão isentos da taxa. As provas estão marcadas para os dias 22 e 23 de outubro.

Serão consideradas inscrições feitas até às 23h59 de sexta-feira. Após a conclusão do cadastro, é emitida uma guia para o pagamento em uma agência bancária, que deve ser feito até nesta sexta.

Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Prouni

A participação no Enem também é pré-requisito para a adesão ao Programa Universidade para Todos (ProUni). As concessões de bolsas são feitas a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

O exame também certifica a conclusão do ensino médio para o caso daqueles que não concluíram a etapa na idade certa. Esses participantes fazem a prova e, alcançando uma nota mínima estabelecida, recebem o diploma de ensino médio.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161 ou no site do Enem 2011.

O Tempo