09/03/2011

Presidente da CNBB abre em Mariana (MG) Campanha da Fraternidade 2011

Para os católicos, o fim do Carnaval significa a chegada de um período de reflexão. Com a quarta-feira de cinzas inicia-se a Quaresma, uma preparação para a Páscoa, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.

Em Mariana, cidade conhecida nacionalmente por sua religiosidade, a folia também dará lugar a fé e às celebrações religiosas. Às 19h, desta quarta-feira, o arcebispo de Mariana e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Geraldo Lyrio Rocha, celebrará uma missal campal na Praça da Sé pela data. Durante a celebração, os fieis serão abençoados com cinzas nas testas, em referência a uma antiga tradição de jogar cinzas sobre as cabeças como sinal de arrependimento.

De acordo com a Igreja Católica, a Quaresma é o tempo de conversão e de preparação para a Páscoa. Nesse período, muitos de seus fiéis praticam penitências, como jejuns e orações como forma de se redimir dos pecados. A Quaresma, apesar de representar um período de quarenta dias, dura na verdade quarenta e sete, já que não são considerados os domindos. Inicia-se na quarta-feira de cinzas e chega ao fim na quinta-feira Santa.

Campanha da Fraternidade

Além do inicio da Quaresma, a quarta-feira de cinzas em Mariana, marca a abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para 2011 o tema escolhido é “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Já o lema é “A criação geme em dores de parto”. A intenção é promover na sociedade a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O Tempo