14/04/2011

Provas para solicitar exames de conclusão do ensino fundamental e médio poderão ser realizadas em qualquer época do ano

A Secretaria de Estado de Educação vai ampliar as opções para os interessados em obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio. A partir do mês de maio, 48 Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) terão bancas permanentes de avaliação, que vão possibilitar que os interessados façam provas em qualquer época do ano.

Atualmente, 15 Cesec já contam com as bancas, mas as equipes dos demais estão sendo treinadas. Hoje e amanhã, 68 educadores de outros 17 Centros serão capacitados para formar as bancas permanentes e até o fim de abril os profissionais que vão formar todas as bancas já estarão capacitados.

As bancas serão formadas sempre por três educadores, chamados orientadores de aprendizagem. Esses professores são responsáveis por realizar entrevistas com os candidatos, organizar as provas, aplicar e corrigir os exames, além de registrar os resultados.

Com essas bancas formadas, os interessados poderão agendar suas provas, chamadas exames especiais, nos Cesec em qualquer época do ano. “Cada Cesec tem sua forma de agendamento, mas as provas acontecem ao longo do ano. Assim, o candidato pode marcar a data da prova na ocasião que for mais conveniente”, explica a diretora de Educação de Jovens e Adultos, Edir Petrucelli.

Outra facilidade de prestar os exames nos Cesecs é a divisão por áreas de conteúdo. As provas em cada nível de ensino são divididas por áreas e os interessados têm a opção de fazer apenas os exames que estiverem faltando para garantir o certificado de conclusão.

Um candidato do ensino médio, por exemplo, faz provas nas áreas de “linguagens, códigos e suas tecnologias”; “matemática e suas tecnologias”; “ciências humanas e suas tecnologias” e “ciências da natureza e suas tecnologias”. Se já tiver obtido um resultado suficiente em alguma das áreas em outro exame ele não precisa faz provas nas outras. “Se o candidato fez o exame supletivo ou o Enem e foi reprovado em uma das áreas ele não precisa fazer a prova em todas elas. Ele só faz a prova na área em que não conseguiu a nota suficiente”, explica.

Para realizar os exames especiais o candidato deverá ter idade mínima de 15 anos completos para o ensino fundamental ou 18 anos para o ensino médio. Além disso, os interessados devem apresentar original e cópia dos documentos de indentidade; histórico escolar ou declaração de conclusão em determinada área de conhecimento. Para ser aprovado, os participantes dos exames especiais devem obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova.

Pauta do encontro

O encontro desta quarta e quinta-feiras, vai acontecer no Max Hotel, na Savassi, e vai reunir professores que vão formar as bancas permanentes em 17 Centros Estaduais de Educação Continuada. A pauta do evento prevê uma discussão sobre o panorama da educação de jovens e adultos em Minas Gerais, além de um debate sobre a resolução nº 1774/2010 da SEE, que estipulou a criação das bancas permanentes de avaliação. Os educadores também vão participar de oficinas para aprender a utilizar o banco de itens da Secretaria, que disponibiliza questões para a formulação das provas.

Supletivo 2011

Os exames supletivos da Secretaria continuam existindo. No próximo dia 18 de abril estarão abertas as inscrições para os exames do ensino fundamental e médio. O edital dos exames já está disponível no site da SEE e as provas estão previstas para o mês de julho.

Agencia Minas