16/06/2014

Quatro simples maneiras para prevenir as hemorroidas

Se você tem hemorroidas, saiba que existem muitas opções de tratamento à sua disposição. No entanto, se você não tem hemorroidas existem algumas maneiras que podem evitar que elas apareçam.

Hemorroidas – são coxins arterio-venosos no canal anal, são muitas vezes dolorosas, coçam e podem causar sangramento.

Você pode evitar esses sintomas irritantes com algumas mudanças simples de estilo de vida.

1. Vá ao banheiro quando precisar

Isso soa como conselhos de senso comum, mas muitas pessoas ignoram. Se você atrasar para usar o banheiro, suas fezes podem tornar-se duras e secas, o que as torna mais difícil de eliminar. O esforço para eliminar fezes aumenta o risco de hemorroidas. Em particular, o esforço pode transformar hemorroidas internas em externas.

2. Não transforme o banheiro em uma biblioteca

Pense no seu tempo no banheiro como uma necessidade, não uma fuga prolongada. Se seu banheiro tem pilhas de revistas ou livros, considere mudá-los para outro cômodo.

Por quê? Quanto mais tempo você gasta no banheiro, mais força fará por maior tempo. Além disso, a posição sentada coloca uma pressão adicional sobre os vasos sanguíneos anais. Ambos fatores aumentam o risco de hemorroidas.

Para prevenir as hemorroidas, você deve ter as fezes macias e fáceis de eliminar. Você pode chegar a consistência certa, fazendo escolhas alimentares inteligentes e beber muita água para evitar a desidratação.

A falta de fibra é o culpado mais comum. Por exemplo, se você encontrar-se com prisão de ventre, tente obter mais fibras dos vegetais verdes e grãos integrais. Se necessário, pergunte ao seu médico antes de tomar suplementos de fibra, comece por tentar obter fibra através de sua dieta. Fibra pode ajudar a evitar a prisão de ventre, que é um fator de risco para hemorroidas.

Além disso, outra sugestão é ouvir o seu corpo e evitar alimentos que irritam seu intestino. Algumas pessoas são intolerantes à lactose, ao glúten ou muitos alimentos refinados.

4. Mexa-se

O exercício ajuda a melhorar ou prevenir muitos problemas intestinais e digestivos, incluindo hemorroidas. O sedentarismo deixa tudo mais lento, inclusive seu intestino.

O exercício ajuda a manter os resíduos em movimento através de seu trato intestinal. Por sua vez, isso ajuda a evitar a constipação e fezes secas, duras. Faça a sua escolha: caminhada, corrida, ciclismo, yoga.

Dica: Evite pesados ​​agachamentos, levantamento de peso e movimentos semelhantes que aumentam a pressão abdominal. Se você está tentando prevenir as hemorroidas, estes exercícios não vão auxiliar.

Dr. Otávio Nunes Sia
Médico Coloproctologista da Santa Casa de Patrocínio.
Atende na Clínica Endo Som no Centro Médico.