20/03/2009

Rotarys Club deixam de participar no estacionamento da Festa da Cidade

Depois de 7 anos participando na administração do estacionamento do Parque de Exposições Brumado dos Pavões, durante as comemorações da Festa da Cidade, o Rotary Club “Brumado dos Pavões” e o Rotary Club de Patrocínio não mais deverão realizar esse serviço. Uma reunião rápida, que aconteceu na tarde de terça-feira (17), no Sindicato Rural, colocou fim à parceria.

A idéia de administração do estacionamento do Sindicato pelo Rotary Brumado dos Pavões partiu da diretoria 2001/2002, tendo a frente o companheiro José Batista de Souza Neto. Naquele ano, além do estacionamento, o Rotary Brumado administrou também os camarotes da Festa. Em 2005 o Rotary Club de Patrocínio se juntou ao Rotary Brumado.

Durante todo esse tempo a receita auferida pela participação dos Rotarys na Festa da Cidade, que no início era de 50% do valor líquido, foi rigorosamente aplicada nos vários projetos que os Clubs desenvolvem em benefício da comunidade.

Com o tempo, porém, a porcentagem repassada pelo Sindicato ao Rotary foi caindo sensivelmente. Na Expopatrô 2009, por exemplo, os organizadores do evento propuseram aos Clubs de serviço o repasse de 25% da receita líquida do estacionamento, informando que o preço cobrado também seria majorado em alguns dias do evento para 15 reais.

Em assembléia, os membros do Rotary Club Brumado dos Pavões e do Rotary Club Patrocínio não concordaram com nenhuma das duas decisões e fizeram um contraposta ao Sindicato, o repasse de 40% da receita líquida e a cobrança de um preço único de estacionamento, R$10,00.

A diretoria do Sindicato Rural de Patrocínio, representada pelo presidente Sebastião Nunes, o Tião Leiteiro, e o superintendente da entidade, João Batista Figueiredo, não concordou e a parceria foi desfeita.

Durante o tempo que o Rotary Club Brumado e o Rotary Club Patrocínio estiveram presentes na administração do estacionamento das Festas da Cidade no Parque de Exposições, o fizeram com a dedicação e o zelo peculiares aos rotarianos, além de contar com a compreensão e envolvimento de toda a comunidade.

Seguindo o ideal de SERVIR, os rotarianos trocaram horas de lazer por trabalhos noturnos com o objetivo de auxiliar o Sindicato e obter algum recurso financeiro para aplicá-lo, na sua totalidade, em apoio aos diversos programas humanitários e sociais no próprio município, tais como, o Centro Rotary de Formação, o projeto de cadeiras de rodas, apoio às Creches, Campanha Pólio Plus, apoio ao Projeto Crescer da Creche São José, consultório odontológico na APAE, construção de 26 casas para famílias de baixa renda e doação de 5 motos para o CCSPP.

É bom frisar ainda que, sob a coordenação do Rotary, não houve nenhum registro de irregularidade nos estacionamentos. Este fato, por si só, credencia a afirmação que o trabalho realizado pelo Club de serviço além de humanitário, sempre foi muito bem planejado e realizado por todos os rotarianos. E isso deixa todos orgulhosos!

Por fim, o Rotary Club Brumado dos Pavões lamenta o encerramento da parceria, agradece diretores e demais membros do Sindicado Rural de Patrocínio pela confiança, torcendo para o sucesso do evento.