20/06/2014

Rotatória entre Faria Pereira e Padre Matias está liberada

A construção de uma nova rotatória localizada entre as Avenidas Faria Pereira e Padre Matias está concluída.

No local, foram feitas as sinalizações horizontais e verticais além da construção de redutores de velocidade em todas as pistas de acesso.

Nota enviada pela assessoria de comunicação do GU23 afirma que, “com a intervenção o governo municipal organiza o trânsito no local, garantindo segurança aos condutores e pedestres, tendo em vista que as duas avenidas possuem intenso fluxo de veículos.” – escreve.

Recorde absoluto

Dentre as cidades do interior de Minas Gerais, acredita-se que Patrocínio seja a cidade com o maior número de rotatórias do estado. Dados preliminares levantados pelo MAISUMONLINE.com.br apontam que, ao todo, Patrocínio conta com quase 30 rotatórias nos mais diversos locais do perímetro urbano.

Publicações virtuais especializadas em trânsito urbano afirmam que a implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios brasileiros de pequeno e médio portes.

Mas porém, todavia, contudo e entretanto, a perfeita utilização do dispositivo depende (e muito) da educação para o trânsito de motoristas e pedestres.

O dispositivo viário – que resulta em redução expressiva do número de acidentes de trânsito e consequente diminuição dos gastos públicos – tem baixo custo, é rapidamente instalado e de fácil manutenção, avaliam engenheiros.

Especialistas em transportes e segurança viária afirmam que uma rotatória deve atender em média de 700 a 800 veículos por hora, suportando até um máximo de 1.200 rodantes.

A partir disso, o mais indicado é a instalação de semáforos ou então cruzamentos em desnível, com a construção de viadutos.

Em comparação com os semáforos, a principal vantagem da rotatória é que sua vida útil é muito longa (20 anos) e o custo de manutenção é quase zero. Os semáforos, no segundo ano, já começam a ter um custo de manutenção de 2% a 3% de seu valor.