13/03/2014

Secretaria estadual da Cultura visitará a cidade no final do mês

Eliane Parreiras, secretaria de Estado da Cultura, visitará oficialmente Patrocínio no próximo dia 28.

Na oportunidade ela vai atuar como coordenadora da Reunião Itinerante do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC) que tem caráter regional.

A informação é do novo Secretário Municipal de Cultura Sebastião Côrtes (Tião Lolô), que assumiu o cargo recentemente a convite do prefeito Lucas Siqueira.

Antes, porém, será realizado nos dias 25 e 26 no auditório ‘Geraldo Campos’ um minicurso de criação, implementação de arquivos municipais e dinâmicas territoriais. Segundo Tião, os eventos fazem parte do Programa Minas Território da Cultura, programa articulado de descentralização e regionalização das ações culturais de Minas Gerais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado.

Entre os objetivos, estão a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, promoção do desenvolvimento regional por meio da cultural, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do sistema estadual de cultura.

IEPHA

O Secretário Municipal de Cultura Sebastião Côrtes, tem audiência prevista para os dias 23 e 24 em Belo Horizonte, com a diretoria do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), que tem por finalidade pesquisar, proteger e promover o patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais.

Segundo o Secretário o objetivo é buscar subsídios para resolver algumas questões que envolvem imóveis tombados pelo patrimônio histórico municipal além de recursos para o desenvolvimento da cultura no município.

“A cultura envolve vários setores do município e ainda estou colhendo detalhes e tomando ciência dos pormenores da pastar para posterior tomada de decisões”, afirma. Ele pretende desenvolver, com o apoio da comunidade e grupos culturais existentes na cidade, um calendário cultural a ser cumprido anualmente.

(Luiz Cabral/Difusora)